Uma equipe de pesquisadores da Universidade Cheng Kung, em Taiwan, descobriu que a proteína IL-20 é a chave para o tratamento da osteoporose.
A descoberta, que abre novos tratamentos para a cura da doença, foi publicada no "Journal of Experimental Medicine", anunciou no sábado (8) o diretor da equipe, Ming-Shi Chang, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da universidade.
Os pesquisadores descobriram que o sangue dos doentes de osteoporose tem concentração de IL-20 maior que o normal, o que parece assinalar que esta proteína está ligada ao progresso da doença.
Com o uso de um anticorpo para a IL-20, a equipe conseguiu inibir a formação de elementos diretamente ligados à osteoporose, mas até o momento só em cobaias.
Os pesquisadores produziram cobaias com genes que bloqueiam a proteína IL-20 e as protege da osteoporose.
"O desenvolvimento de uma medicina baseada em anticorpos da IL-20 será mais efetiva que todos os tratamentos existentes contra a osteoporose", disse Chang.
A equipe taiuanesa disse que seguirá pesquisando e está disposta a colaborar com empresas farmacêuticas para o desenvolvimento de novos remédios contra a osteoporose.
Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário