Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Acupuntura alivia sintomas da TPM

Os resultados também são vistos na diminuição da depressão, ansiedade, cefaleia e menopausa


Muito se fala sobre a eficiência da acupuntura no combate à cólica e às dores que vem com a Tensão Pré-Menstrual (TPM). Segundo Telma Mariotto Zakka, ginecologista, obstetra e pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo, tal método ajuda aliviar os sintomas desagradáveis, mas para ter efeito é preciso descobrir qual o tipo de dor.

— As cólicas menstruais podem ser classificadas em primárias e secundárias. A primeira começa logo depois da menstruação e não está relacionada à presença de doenças. Já a segunda costuma surgir somente após os 30 anos e relaciona-se a alguma doença pélvica ou ao uso de DIU, por exemplo — afirma.

Em geral, a acupuntura costuma ser mais efetiva nas cólicas primárias e, até mesmo, no alívio dos sintomas da TPM. Tanto que o tratamento é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que atesta sua eficácia no alívio de cólicas, irregularidade menstrual, entre outros desconfortos.

Os resultados também são vistos na diminuição da depressão, ansiedade, cefaleia e menopausa. A acupuntura se baseia na introdução de agulhas de 0,25 mm de diâmetro, em pontos específicos do corpo.

Segundo Hildebrando Sabato, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), quando esses pontos são estimulados, áreas específicas do sistema nervoso central são ativadas, desencadeando uma série de reações neuroquímicas, que terão como resposta a produção de um variado número de substâncias, como serotonina e dopamina.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário