Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Anvisa lança blog para esclarecer sobre uso de Talidomida

Remédio está associado ao nascimento de crianças com malformação congênita

Talidomida - apoio, orientação e informaçãoA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou, na segunda-feira, o Blog Talidomida (talidomida-anvisa.blogspot.com), para manter cidadãos e profissionais de saúde informados sobre as mudanças no controle do medicamento, trazidas por uma resolução divulgada no início do mês.

O blog informa as novas regras para a prescrição, acesso, controle, monitoramento e fiscalização da Talidomida, que foi responsável pelo nascimento de mais de 10 mil crianças com malformação de membros e órgãos em todo mundo, entre as décadas de 1950 e 60.

É possível encontrar artigos científicos, histórico, bula atual do medicamento, relação das doenças para as quais o uso da substância é permitido e toda a legislação vigente sobre o tema. Há ainda a orientação para o descarte do medicamento e o cronograma de treinamentos que a Anvisa está promovendo, em todo o país, para capacitar os profissionais de saúde que lidam direta ou indiretamente com a Talidomida.

Em 1954, quando passou a ser utilizada na Alemanha, a Talidomida era indicada para o tratamento de diversas condições, tais como irritabilidade, baixa concentração, ansiedade, insônia, enjoos, hipertireoidismo, doenças infecciosas, entre outras. Após alguns anos, passaram a se proliferar relatos de recém-nascidos com malformações nos braços, nas pernas e nos órgãos internos.

Atualmente, o medicamento é receitado para homens, mulheres — desde que não estejam em idade fértil — e crianças acima de 12 anos, conforme orientação médica, no tratamento de doenças como hanseníase, Aids, lúpus e doenças crônico-degenerativas.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário