Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

União Européia: Bruxelas apresenta plano para combater bactérias resistentes a medicamentos

A Comissão Europeia anunciou um plano de ação contra bactérias resistentes a medicamentos, incluindo o desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos ou alternativas de tratamento e o reforço da prevenção das infeções em meio hospitalar.

O executivo comunitário quer ainda, em coordenação com os estados-membros, reforçar o quadro regulamentar da União Europeia (UE) no domínio dos medicamentos veterinários e dos alimentos medicamentosos para animais e introduzir recomendações para a utilização prudente de agentes antimicrobianos na medicina veterinária, incluindo relatórios de acompanhamento.

A Comissão Europeia quer também promover formas de colaboração sem precedentes para proporcionar aos doentes novos antibióticos.

Segundo dados de Bruxelas, anualmente morrem cerca de 25 000 doentes em resultado de infeções causadas por bactérias resistentes aos medicamentos.

A resistência das bactérias a medicamentos tem ainda custos associados superiores a 1,5 mil milhões de euros em despesas com saúde e perdas de produtividade, o que torna a resistência antimicrobiana (RAM) um problema de saúde cada vez mais grave na UE.

“Temos de agir com rapidez e determinação para não comprometer os medicamentos antimicrobianos enquanto tratamento vital contra infecões bacterianas, tanto nos seres humanos como nos animais”, disse o comissário europeu para a Saúde, John Dalli.

O êxito do programa, salientou, “requer esforços concertados por parte de agentes como a UE, os estados-membros, os profissionais de saúde, a indústria, os agricultores e muitos outros”.

Por seu lado, a comissária para a Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, disse ser “crucial encontrar a próxima geração de antibióticos para que possamos continuar a ter vantagem sobre as bactérias e outros agentes patogénicos resistentes aos medicamentos”.

Dados hoje publicados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças sobre resistência aos antibióticos revelam que a resistência a antibióticos de última linha está a aumentar na Europa, nomeadamente em ambiente hospitalar.

O plano, dividido em 12 ações foi apresentado na véspera do Dia Europeu de Sensibilização para os Antibióticos.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário