Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 3 de dezembro de 2011

Quanta Diagnóstico e Terapia adquire tomógrafo para avaliação do coração

Aparelho tem capacidade para realizar todas as modalidades de exames de tomografia e angiotomografias vasculares

A Quanta Diagnóstico e Terapia inaugura, o Serviço de Tomografia com o novo aparelho Philips iCT sp 128, com a tecnologia Idose4 , que permite redução da dose de radiação em até 70% no exame sem perda da qualidade de imagem e diagnóstico.

Segundo o cardiologista Marcello Zapparoli outros equipamentos também possuem tecnologias para redução de radiação, mas esta metodologia é a mais avançada hoje.

De acordo com ele, o aparelho tem capacidade para realizar todas as modalidades de exames de tomografia e angiotomografias vasculares. Um dos principais focos da clínica será a tomografia cardíaca, incluindo a angiotomografia coronariana, que avalia a anatomia das artérias coronárias.

De acordo com o cardiologista Rodrigo Cerci o equipamento faz imagem de 128 secções transversais, com as quais o médico pode obter mais detalhes e um diagnóstico preciso de obstrução das artérias coronarianas.

Zapparoli diz que o exame é indicado quando o médico precisa avaliar a anatomia das artérias coronárias, mas não está totalmente convencido da necessidade de um cateterismo.

Ele afirma que a angiotomografia coronariana é mais rápida, indolor e evita o cateterismo em pacientes que tem sintomas de angina não esclarecidos ou alterações discretas em outros exames como a cintilografia.

Cerci aponta que em cerca de 30% dos cateterismos realizados o resultado é normal ou não tem a necessidade de outros tratamentos invasivos como a angioplastia. E ressalta que nesses casos, o ideal seria a realização da angiotomografia, que é um exame não invasivo, ao contrario do cateterismo, que além de ser invasivo, esta associado a um maior risco de complicações.

“O cateterismo é um exame muito importante, mas deve ser reservado para pacientes com indicações precisas, e que podem obter o maior benefício do exame”, salienta o cardiologista.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário