Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 7 de janeiro de 2012

Depressão pós-parto pode ser fator de risco para transtorno bipolar

Mulheres que desenvolvem depressão pós-parto até 30 dias após o nascimento de seu filho têm mais chances de desenvolver transtorno bipolar meses mais tarde, aponta estudo da Universidade de Arhus, na Dinamarca.

Para chegar nos resultados, os pesquisadores acompanharam individualmente mais de 120,3 mil mulheres, que já haviam apresentado qualquer distúrbio psiquiátrico, exceto o diagnóstico de transtorno bipolar.

Este primeiro contato com bipolaridade ocorreu, para 2,8 mil mulheres, durante o primeiro ano após o nascimento do primeiro filho. Do total, 3 mil receberam o diagnóstico de transtorno bipolar do humor. Além disso, a gravidade da crise aumenta o risco, ou seja, entre aqueles que desenvolveram depressão pós-parto e necessitaram de internação, maiores foram as chances de apresentar o transtorno bipolar, em comparação àquelas que passaram apenas por acompanhamento ambulatorial.

Quinze anos após o contato inicial, aproximadamente 14% das mulheres que tiveram a psicose pós-parto no período imediato (0 a 30 dias após o nascimento) evoluíram com transtorno bipolar. Apenas 5% das pacientes que o tiveram em período mais tardio (31 a 365 dias após o parto) e 4% das mulheres que o tiveram em outros momentos, desenvolveram esta psicopatia.

Uma análise mais estendida mostrou que 19% das mulheres com transtorno imediato desenvolveram bipolaridade até 22 anos depois do contato psiquiátrico inicial. Por outro lado, 6% das mulheres com transtorno no período tardio e 5% das mulheres com transtorno em outros momentos apresentaram a bipolaridade. O estudo foi divulgado no periódico Archives of General Psychiatry.

Fonte O que eu tenho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário