No começo do ano, é comum se pensar em adotar hábitos de vida mais saudáveis. E nestes planos não pode faltar o objetivo de iniciar alguma atividade física, seja a caminhada, entrar para uma academia ou mesmo iniciar um esporte coletivo. Mas é também nesta época que os cuidados com a saúde devem ser redobrados.
Além de ter certeza de que o corpo está pronto para o exercício, um check-up pode evitar muitos problemas, principalmente com o coração.
“Uma avaliação clínica completa – consulta médica e exames complementares, quando necessários – pode definir o perfil de risco cardiovascular de cada pessoa. Verificar a pressão arterial, os níveis de colesterol e de açúcar periodicamente são medidas importantes de prevenção, e exames como o eletrocardiograma, teste ergométrico e ecocardiograma podem ser úteis para avaliar o ritmo cardíaco, a capacidade física e a estrutura do coração”, diz o cardiologista Pedro Henrique Reis.
Pessoas acima de 45 anos ou que tenham fatores de risco, como histórico de doença coronariana na família, colesterol e triglicerídeos elevados, diabetes, hipertensão, tabagismo e sedentarismo, devem fazer essa avaliação anualmente. Para quem está fora deste perfil e tem mais de 30 anos, sugere-se realizar o check-up uma vez a cada dois anos.
Verão exige mais cuidados
O médico pode ajudar a definir a modalidade esportiva mais indicada e o melhor horário para o exercício. No verão brasileiro, de altas temperaturas, o corpo sofre maior desgaste. “Nem todos os esportes podem ser praticados por pessoas com doenças cardiovasculares, em razão da intensidade do esforço. O limite para a atividade física pode ser definido por testes específicos para adequar a prescrição do exercício para cada indivíduo”, reforça o médico.
Dicas para quem quer começar a atividade física regular
O fisiologista Rafael Macedo lista pequenas dicas de saúde que podem garantir mais segurança para quem pretende iniciar no esporte.
• Realizar consulta médica para obter atestado de liberação para a realização de exercícios;
• Utilizar calçados – tênis – confortáveis e roupas leves que permitam a transpiração;
• Manter adequada hidratação durante a prática do exercício físico;
• Evitar exposição ao sol em horários inadequados;
• Usar o filtro solar em atividade ao ar livre, mesmo em dias nublados;
• Procurar um professor de Educação Física para orientar a forma correta de execução de movimentos, além da intensidade, preferencialmente prescritos de forma individualizada;
• Buscar realizar exercícios de maior afinidade, para motivar a adesão à prática.
Fonte O que eu tenho?
Nenhum comentário:
Postar um comentário