Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

RJ: Tomógrafo para obeso começa a funcionar

Aparelho começou a funcionar no Hospital Estadual Carlos Chagas. É o maior tomógrafo desse tipo de toda a rede pública do Brasil e deve fazer cerca de dois mil exames por mês

O primeiro tomógrafo computadorizado para obesos começou a funcionar no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, no subúrbio do Rio. É o maior tomógrafo desse tipo de toda a rede pública do Brasil e deve fazer cerca de dois mil exames por mês. As informações são do site G1.

Cid Pitombo é o médico coordenador do programa de cirurgia bariátrica do Hospital Carlos Chagas. Com a tecnologia da videolaparoscopia, um sistema de pinças, grampos e câmeras, ele opera por ano cerca de 200 pacientes obesos, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em um hospital particular, a mesma cirurgia pode custar até R$ 100 mil.

O novo tomógrafo suporta até 320 kg e tem o diâmetro 10 cm maior que o convencional. Antes, pacientes de 150 kg que precisavam fazer exames usavam um aparelho semelhante, mas de uso veterinário.

De acordo com Pitombo, havia a opção de deslocar o paciente para algum lugar que pudesse sustentar o peso dele, e era um peso limitado no Rio de Janeiro, no hospital que não tivesse um tomógrafo que sustentasse o peso do paciente, teria que fazer o ultrassom, ou exame físico do próprio médico.

No Hospital Carlos Chagas não há fila para fazer a cirurgia bariátrica. O paciente precisa ter uma indicação de um médico, de qualquer posto de saúde, que vai para a central de regulação de cirurgia bariátrica. Em seguida, será marcada uma consulta no próprio hospital, e, em média de três meses, o paciente já pode fazer a cirurgia.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário