Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Einstein quer realizar 600 procedimentos robóticos em 2012

Hospital tem o intuito de estimular a pesquisa e ensino da modalidade cirúrgica

Com a marca de 927 cirurgias robóticas realizadas desde 2008, o Hospital Israelita Albert Einstein anuncia que, em 2012, pretende realizar 600 procedimentos robóticos. Entre as modalidades com maior número de intervenções com robôs estão as urológicas, com 466 procedimentos e do aparelho digestivo realizada 279 vezes.

A instituição criou, no mês de novembro do ano passado, o Centro Einstein de Excelência em Cirurgia Robótica, com o objetivo de estimular a pesquisa e ensino da modalidade cirúrgica.

No ano de 2008, a instituição realizou a primeira cirurgia robótica de ponte de safena. Mesmo sendo 30% mais cara, a técnica se mostra vantajosa já que o tempo de recuperação do paciente na UTI é menor. O equipamento utilizado no procedimento é vendido nos Estados Unidos por US$ 3 milhões; enquanto no Brasil o valor pode ser três vezes maior.

Entre os outros tipos de cirurgias realizadas com o auxílio de robôs nestes anos no Einstein estão as torácicas, que diminui as incisões de 15 cm para 3 cm; as cardiológicas, iniciadas na instituição em 2010; as ginecológicas, que já foram realizadas por mais de 140 vezes desde 2009; além da cirurgia de cabeça e pescoço, que possibilita ao doente a condição de alta hospitalar em dois ou três dias.

Durante as intervenções com uso de robôs, os cirurgiões operam os braços do equipamento através de um console e um joystick. Microcâmeras, afastadores, pinças, além de outros instrumentos são utilizados para auxiliar o procedimento.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário