Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Alimentos ajudam a manter o bronzeado e combatem o envelhecimento celular

O bronzeado, além de passar uma ideia de saúde, tem a cara das férias. Para obter uma pele com coloração saudável e natural, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos.

Não basta só escolher o horário adequado para se expor ao Astro-Rei e usar protetor solar durante todo o tempo. Há precauções adicionais, como a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, nutriente que auxilia a produção de melanina e na obtenção de vitamina A, e encontrado em frutas e vegetais como mamão, cenoura, abóbora e beterraba.

A nutricionista Pollyana Ayub garante que o consumo desses alimentos compensa. Segundo ela, eles são também antioxidantes e ajudam a combater o envelhecimento celular. Tais ingredientes pertencem ao grupo dos carotenoides, pigmentos de coloração laranja e vermelha presentes em frutas e vegetais. De acordo com ela, a substância não é sensível em relação à temperatura ou à luz e, por isso, não perde suas propriedades após o cozimento. “Esses alimentos podem ser consumidos também em saladas, sucos e salada de frutas”, lembra.

A especialista explica que os carotenoides podem estar relacionados à produção de melanina. Com o consumo diário de cerca de cinco porções de frutas ou verduras por dia, obtêm-se entre 3mg e 6mg do nutriente. Nada de excessos, no entanto. “Uma quantidade superior a 30mg por dia pode acarretar a carotenodermia, que causa uma coloração alaranjada na pele”, destaca.

O betacaroteno também aumenta o brilho dos cabelos e a defesa do organismo, fortalece as unhas, previne o envelhecimento, beneficia a visão noturna e dá elasticidade à pele. Muitos ingredientes com a substância ainda são ricos em vitaminas. “Vai depender de cada alimento. Geralmente, frutas e verduras são ricas em vitaminas do complexo B, outras podem ter uma quantidade maior de vitamina C, como a acerola e a laranja”, diz Pollyana. A especialista ressalta ainda que cada alimento tem uma fonte maior ou menor de um determinado nutriente.

Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário