Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Deputados tchecos propõem o uso da maconha para fins terapêuticos

Médicos do país creem que substância da erva ajuda a atenuar dores e desnutrição

Um grupo de deputados tchecos solicitou ao governo a aprovação de uma lei que permite o uso terapêutico da Cannabis sativa.

"Não se trata da liberação do uso da maconha, mas de legislar seu uso terapêutico", declarou em entrevista coletiva o deputado conservador e antigo prefeito da capital Pavel Bem.

A República Tcheca pretende se unir neste ano ao grupo de países da União Europeia que permite essa substância na medicina.

O projeto de lei prevê a criação de uma agência de controle do cultivo e importação, responsável também por intermediar a distribuição "para garantir preços baixos", informou Jindrich Voboril, coordenador nacional antidroga do governo.

Está prevista a existência de três a dez produtores oficiais da substância, que estarão sob uma severa supervisão para evitar que a droga abasteça o mercado ilegal, acrescentou.

Também será criada uma receita eletrônica que a polícia terá acesso para evitar abusos, lembrou Voboril.

O projeto exclui o uso da Cannabis para crianças e jovens. "Acho que a lei será aprovada neste ano, para entrar em vigor em 2013", afirmou o presidente da Câmara baixa, Miroslava Nemcova.

As legislações israelense, holandesa e canadense serviram de modelo para o projeto de lei.

Há consenso entre médicos e neurologistas do país que a maconha ajuda a atenuar dores crônicas neurológicas, assim como a desnutrição severa e falta de apetite e distúrbios neurológicos.

Os deputados pretendem permitir aos pacientes com câncer o uso da substância para aliviar as dores.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário