Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Gravidez: beber no fim do primeiro trimestre pode ser mais perigoso ao bebê

Ingestão de álcool aumenta riscos de Síndrome Alcoólica Fetal. Saiba mais sobre ela

Já se sabe que beber durante a gravidez deixa os fetos mais vulneráveis a um amplo espectro de anormalidades chamado de Síndrome Alcoólica Fetal.

Agora, um novo estudo aponta a segunda metade do primeiro trimestre da gestação como um momento crítico no desenvolvimento de algumas das características mais reveladoras da síndrome.

Autores do estudo também destacaram que não há quantidade segura de consumo de álcool durante a gravidez, já que a quantidade de bebida capaz de produzir esses efeitos em recém-nascidos varia de mulher para mulher.

“O fato de não termos encontrado um limite seguro é relevante”, disse a autora do estudo Christina Chambers, professora associada de pediatria e medicina preventiva da Universidade da Califórnia, em San Diego.

“Nem todas as crianças nascidas de mulheres que bebem muito têm todas as características. Há factores de suscetibilidade sobre os quais não sabemos nada ainda.”

O estudo foi publicado na edição online da revista científica Alcoholism: Clinical & Experimental Research. Os autores dizem que a pesquisa é uma das primeiras a analisar o impacto da frequência, da quantidade e do tempo de exposição ao álcool nessa condição.

A Síndrome Alcoólica Fetal pode resultar em problemas físicos, comportamentais e de aprendizagem. Pessoas com a síndrome pode ter características faciais anormais, como uma crista suave entre o nariz eo lábio superior, tamanho da cabeça pequeno, baixa estatura e olhos pequenos.

As 992 mulheres que participaram do estudo foram incluídas no Programa de Pesquisa Clínica do Serviço de Informação sobre Teratogenia da Califórnia (EUA) entre 1978 e 2005, que forneceu avaliações de risco confidenciais para quaisquer potenciais exposições a toxinas durante a gravidez.

A cada três meses durante o restante da gestação, elas foram questionadas sobre o uso de álcool e outras substâncias, incluindo as datas específicas de utilização, número de doses ao dia, número de episódios em que houve abuso de álcool e o total ingerido nessas ocasiões.

Informações sobre o desenvolvimento dos bebês das participantes foram coletadas após o nascimento, e cada recém-nascido foi então examinado por um especialista em defeitos de nascimento, para procurar evidências da síndrome alcoólica fetal, bem como outras condições.

Enquanto níveis mais elevados de exposição ao álcool foram fortemente ligados a um risco maior de recém-nascidos menores, mais leves, com cabeças pequenas e uma crista suave entre o nariz e o lábio superior, as associações mais significativas foram observadas em crianças expostas durante a segunda metade do primeiro trimestre de gravidez – de 43 a 84 dias após a concepção.

Para cada drinque a mais no total médio diário de bebidas consumidas durante este estágio da gravidez, havia um risco 25% mais elevado de o bebê ter um cume suave entre o nariz eo lábio superior, uma chance 22% maior de ter lábio superior anormalmente fino, um risco de 12% a mais de ter uma cabeça menor do que o normal, 16% mais risco de ter baixo peso ao nascer, e uma chance 18% maior tamanho reduzido ao nascer.

Além disso, a probabilidade de nascer com tamanho menor do que o normal foi associada com o consumo de álcool em qualquer trimestre, segundo o estudo.

“Já são quase 40 anos de pesquisa [sobre a Síndrome Alcoólica Fetal], mas um dos grandes desafios é determinar quais são as janelas de risco e os padrões de quantidade de uso de álcool, e o estudo aborda isso”, disse Tom Donaldson, presidente da Organização Nacional de Síndrome Alcoólica Fetal, em Washington, DC.

“Este artigo mostra claramente que o risco começa com qualquer uso.”

Chambers e seus colegas teorizam que a exposição ao álcool durante as primeiras seis semanas de gravidez – quando muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas – pode resultar em maiores taxas de aborto, embora o estudo não incluiu as mulheres que tiveram abortos espontâneos ou natimortos.

Fonte Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário