Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 30 de março de 2012

Veja como a alimentação pode aumentar ou diminuir riscos de câncer

 Veja como a alimentação pode aumentar ou diminuir riscos de câncer Maria Komap/Deposit Photos
Nutróloga indica colorir o prato para alcançar a melhor combinação de nutrientes

Estudos demonstram que determinados nutrientes apresentam um papel protetor quanto ao câncer. Por outro lado, o consumo em excesso de alguns alimentos é comumente associado à maior propensão a desenvolver a doença. Para alcançar a melhor combinação, a nutróloga Fernanda Schettino Cerqueira aconselha a colorir o prato.

— Ao selecionar alimentos com diferentes colorações, aumentam as chances de que se reúna um número maior de nutrientes variados — explica a médica, da clínica Oncomed.

Fernanda destaca que a alimentação tem papéis diferentes no aspecto da prevenção e na etapa do tratamento. Para prevenir o aparecimento de células cancerosas, a dica da nutróloga é evitar excessos em embutidos, álcool, churrasco e alimentos conservados no sal. Na fase do tratamento, o suporte nutricional atua em conjunto com o tratamento oncológico para reduzir infecções, complicações operatórias e a necessidade de internação hospitalar.

Dieta preventiva
No Brasil, o consumo de alimentos que contêm fatores de proteção está abaixo do recomendado em diversas regiões do país, conforme a nutróloga. Ela cita como referência uma pesquisa do Ministério da Saúde, que em 2010 entrevistou 54.367 pessoas e traçou o padrão alimentar no país: muita carne gordurosa, comidas semiprontas, baixa ingestão de fibras, diminuição na ingestão do feijão, maior ingestão de refrigerantes e sucos artificiais.

— É importante mudar não só hábitos alimentares, mas também adotar hábitos saudáveis. Praticar exercícios regularmente e abandonar o cigarro são fundamentais para quem quer investir na própria saúde — alerta Fernanda.

A nutróloga deixa algumas dicas para colorir o prato e melhorar o arranjo de nutrientes na alimentação diária.

O que comer

:: De tudo um pouco, ou seja, comer com moderação

:: Três frutas diferentes ao longo do dia

:: Um vegetal verde-escuro, pelo menos uma vez ao dia

:: Peixe duas vezes por semana

:: Suco natural e água

O que limitar

:: Carne vermelha

:: Sucos açucarados e industrializados

:: Sal

:: Bebidas alcoólicas

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário