Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 30 de março de 2012

Cranberry

Resumo
Cranberry (oxicoco): planta medicinal utilizada principalmente em prevenção ou como desinfetante das vias urinárias, em caso de cistites repetitivas, é freqüentemente apresentada em forma de suco.

Observações
O efeito é principalmente preventivo e tido como "dica número 1" para prevenir e tratar as cistites. Beba bastante suco de cranberry, pois ele diminui as cistites (diminuição de 50% ao ano). Diversos novos estudos buscam comprovar a eficácia do cranberry contra infecções intestinais (do tipo viral, como as gastroenterites ou para a prevenção das cáries por um depósito de um biofilme. Estes estudos são promissores e levariam o cranberry a uma posição muito elevada entre as plantas, graças às suas inúmeras propriedades medicinais, como o que ocorre com plantas que estão na "moda" como o aloe vera e a Erva-de-São-João (contra as depressões).

Nomes
Nomes em português: Cranberry, Oxicoco, uva-do-monte, mais conhecido como Cranberry
Nome latim: Vaccinum macrocarpon
Nome francês: Canneberge, cranberry, airelle des marais, airelle à gros fruit, atoca, atoka
Nome inglês: cranberry
Nome alemão: Cranberry
Nome italiano: cranberry

Família
Ericaceae (Ericáceas)

Componentes
Antocianinas (proantocianinas), flavonóides, taninos.

Partes utilizadas
Bagas

Efeitos do cranberry
Desinfetante das vias urinárias (por depósito de um biofilme protetor sobre as paredes do sistema urinário) adstingente, antiviral.

Indicações do cranberry
Infecções urinárias como a cistite, principalmente em caso de cistites repetitivas, o efeito é preventivo. Prevenção de infecções intestinais (do tipo viral). Prevenção das cáries (graças ao depósito de um biofilme).

Efeitos secundários
Desconhecemos

Contra-indicações
Desconhecemos

Interações
Uma pessoa que bebeu vários litros de suco de cranberry por dia e tomou warfarina (um medicamento, ou mais precisamente uma molécula utilizada para fluidificar o sangue) foi vitima de problemas ligados à coagulação (sangramento). De fato, uma dose alta de cranberry tem um papel de inibidor enzimático e aumenta a concentração de determinados medicamentos (como a warfarina). Peça conselhos ao seu farmacêutico ou médico se você for usuário deste tipo de medicamento. Este caso, no entanto, permanece raro e é importante ressaltar que esta pessoa em questão, bebia muito suco de cranberry todos os dias.

Preparações à base de cranberry
- Suco de cranberry
- Cápsula de cranberry

Onde cresce a cranberry?
A cranberry cresce principalmente na América do Norte. Ela é originária da região dos grandes lagos entre o Canadá e os Estados Unidos. Os índios americanos já faziam uso da cranberry.

Quando colher a cranberry?
-

Fonte Criasaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário