Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de junho de 2012

Dislexia: espaço maior entre as letras facilita leitura

Deixar um espaço maior entre as letras de um texto pode favorecer a leitura de crianças com dislexia. Segundo pesquisa da Universidade de Pádua, na Itália, a leitura fica 20% mais rápida com as letras mais separadas, por facilitar o entendimento.

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que prejudica a capacidade de uma pessoa em ler, apesar de escolaridade adequada e ausência de deficiências intelectuais ou sensoriais. Segundo os autores, a dislexia afeta em média 5% da população mundial.

Publicado no pediódico Proceedings of the National Academy of Sciences, o estudo analisou 54 crianças italianas e 40 francesas, todas com dislexia, de faixa etária que variou entre oito e 14 anos de idade.

As crianças tinham que ler um texto composto de 24 frases, com partes onde o espaçamento era normal ou mais amplo do que o usual. Os resultados mostraram que espaçamento mais largo permitiu que as crianças melhorassem sua leitura, tanto em termos de velocidade e precisão. Em média, elas leram 20% mais rápido e diminuíram os erros pela metade.

Para os pesquisadores, este achado abre perspectivas interessantes no campo das estratégias de tratamento da dislexia. Eles assinam que, na verdade, ler melhor significa ler mais – ainda leva um ano para uma criança disléxica a ler o que um “leitor normal” leria em dois dias. Eles descobriram uma forma simples e eficiente, um “truque” que ajuda estas crianças a ler corretamente mais palavras em menos tempo.

Um aplicativo iPad / iPhone conhecido como “DYS” (faça o download do aplicativo gratuitamente) foi desenvolvido em paralelo com estes resultados de pesquisa por Stéphane Dufau, engenheira de pesquisa do Laboratório de Psicologia Cognitiva, na França.

Disponível inicialmente em francês e inglês, o aplicativo permite o ajuste do espaçamento entre as letras para que se teste os benefícios de tais modificações na leitura. Dufau espera utilizar este dados colhidos em larga escala para quantificar e analisar se existe um espaçamento ideal que ajude as crianças com dislexia de uma certa idade ou nível de leitura.

Fonte Oque eu tgenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário