Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de junho de 2012

Trabalho em equipe: se apegar demais a uma ideia compromete time

Em um novo estudo, pesquisadores investigaram por que às vezes é tão difícil para uma pessoa aceitar opiniões contrárias e descobriram que isso acontece quando nos apegamos demais à uma ideia.

Talvez uma boa ideia nunca nasça sozinha. Ela geralmente surge quando as pessoas refinam suas ideias em resposta a sugestões e comentários recebidos de colegas ou amigos. Ter uma opinião sólida e defende-la é algo positivo, mas quando nos apegamos demais podemos afetar a forma como trabalhamos em equipe, tão importante no ambiente de trabalho.

A este apego os pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, chamaram de propriedade psicológica. Em um novo estudo, publicado no periódico Organizational Behavior and Human Decision Processes, eles investigaram quando ela nos ajuda a aceitar uma mudança e quando pode levar as pessoas serem “territoriais” com relação às suas ideias.

Após uma série de experimentos, os autores descobriram que a propriedade psicológica é uma faca de dois gumes. “Se as pessoas sentem uma forte apropriação de uma idéia particular, isso pode inibir sua capacidade de trabalhar em equipe e o tipo de feedback que eles estão dispostos a considerar”, diz Markus Baer, um dos autores do estudo. “Tanto o que se soma ou se subtrai da ideia pode útil, mas as pessoas com forte apropriação demoram muito para mudar de opinião.”

Em outras palavras, se as sugestões complementam a ideia, provavelmente ela será aceita. Agora, se mudam completamente o que foi proposto, geralmente o “criador” torna-se menos propenso a aceitar a mudança e aí começam os problemas. Para Baer, entender como propriedade psicológica de ideias afeta os tipos de sugestões que as pessoas adotam deve ser útil, principalmente para o ambiente organizacional.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário