Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de junho de 2012

Pesquisadores de Botucatu avaliam doenças cardiovasculares em adolescentes

No município, 25% dos primeiros avaliados no estudo apresentaram alterações que expõem o coração a riscos

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, promovem um estudo nacional que avaliará riscos de doenças cardiovasculares em adolescentes. Até agora, aproximadamente 200 jovens já passaram pelos testes e entrevistas, e já foram obtidos os primeiros resultados. Dos 90 primeiros avaliados cujos exames já foram enviados para análise, 25% apresentaram alterações que expõem o coração a riscos.

De acordo com a pesquisa, são 16 adolescentes que apresentam uma ou mais das seguintes características: obesidade; pressão alterada; índice de açúcar no sangue fora do normal; e alto índice de colesterol. Todos serão encaminhados para receberem acompanhamento médico.

Para o levantamento nacional, foram sorteados 270 moradores da cidade, com idades entre 12 e 17 anos, que farão parte de um grupo com 75 mil jovens, em todo o Brasil.

Além de Botucatu, estão na parte preliminar do Estudo sobre Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) as cidades de Rio de Janeiro, Feira de Santana, Cuiabá e Campinas. No Estado de São Paulo, somente a Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Campinas (Unicamp) integram o projeto.

Os resultados das análises serão utilizados para a elaboração de políticas públicas para a prevenção de doenças cardiovasculares em adolescentes.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário