Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de junho de 2012

Estresse pode afetar o desenvolvimento cerebral de crianças

O estresse pode afetar o cérebro de crianças na fase de crescimento, influenciando no desenvolvimento de determinadas habilidades mentais.

Esta é a afirmação de um estudo feito na Universidade de Wisconsin, nos EUA, e publicado no periódico Journal of Neuroscience. Os pesquisadores analisaram dados coletados em modelos animais que, durante testes de estresse durante a juventude, tiveram formações fora do comum principalmente nas estruturas que são usadas para acessar mais rapidamente as informações na hora de uma tomada de decisão.

“Algo similar foi observado em humanos, o que indica que certas crianças que foram expostas ao estresse podem ter seus processos cognitivos prejudicados”, diz Jamie Hanson, um dos autores do estudo, que afirma que estes jovens indivíduos têm piores resultados em testes de memória.

Os resultados são corroborados ainda pela análise de exames de ressonância magnética. “São pequenas diferenças estruturais no cérebro, mas que podem fazer trazer um grande para as habilidades cogntivas”, diz Hanson.

Os autores agora tentam avaliar se essas modificações na estrutura neural são para toda a vida ou se há algo que possa inveter o processo.

“Sabemos que há uma parte da massa cerebral que para de crescer na adolescência enquanto outra continua a ampliar durante a fase adulta. Entender como o estresse afeta essas crianças pode nos levar a uma melhor forma de como contornar o problema e encontrar intervenções que possam interromper ou mesmo reverter esse problema.”, finaliza o autor.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário