Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 28 de outubro de 2012

Alimentos ricos em potássio e magnésio

Diversos alimentos ricos em potássio e magnésioDicas sobre alimentos ricos em potássio e magnésio, assim como os benefícios desses minerais na gestação e combate à pressão alta.
 
Uma alimentação saudável e balanceada deve apresentar em seu cardápio alimentos ricos em potássio e magnésio.
 
O potássio é um mineral cuja função é auxiliar em um bom funcionamento do músculo cardíaco e na liberação de insulina. A deficiência do potássio em nosso organismo pode causar inúmeros sintomas e complicações, como irritabilidade, nervosismo, sede excessiva, apatia, alterações do sistema nervoso central (confusão mental e diminuição da memória), insônia, fraqueza muscular, câimbras, mialgia, taquicardia e fadiga.
 
O magnésio também é um mineral e é utilizado na síntese de proteínas, no fornecimento de energia e em muitas reações que ocorrem no nosso corpo.
 
A falta do magnésio em nosso organismo pode resultar em vários sintomas desagradáveis, como alterações do sistema nervoso, depressão, tremores e insônia. A falta do magnésio também pode causar insuficiência cardíaca, osteoporose, hipertensão arterial, diabetes mellitus, tensão pré-menstrual, insônia, câimbras, falta de apetite, sonolência e prejuízos na memória.
 
Alimentos ricos em potássio e magnésio
Os minerais e vitaminas são fundamentais para a manutenção do nosso organismo.O potássio pode ser encontrado em vários alimentos como na farinha de soja, fécula de batata, pistache, damascos, folha de beterraba, abacate, acelga, broto de soja, banana, batata, melão, suco de maracujá, suco de laranja e suco de maracujá.
 
Em dieta saudável são prescritos 4,7 g/dia de potássio para homens, mulheres e gestantes e 5,1 g/dia para bebês.

Já as funções principais do magnésio são manter os ossos e os dentes saudáveis, auxiliar na transmissão dos impulsos nervosos e regularizar as contrações musculares.
 
Os médicos indicam o consumo diário de 400mg de alimentos ricos em magnésio para que seja possível manter uma vida saudável e equilibrada.
 
Muitas frutas são ricas em magnésio, como a banana e abacate, nas verduras como no quiabo, beterraba, batata e espinafre, em grãos como na granola, aveia e nas sementes com as de girassol, amendoim e castanha. O magnésio também pode ser encontrado em outros alimentos como o leite, soja, peixes, pão e grão de bico.
 
Alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio
Uma dieta saudável deve ser rica em cálcio para a formação óssea e a prevenção de doenças.Uma dieta saudável deve ser rica em cálcio para a formação óssea e a prevenção de doenças.Uma dieta saudável deve ser rica em cálcio para a formação óssea e a prevenção de doenças.
 
O alimentos ricos em cálcio assim como os ricos em potássio e magnésio, são essenciais para se manter uma boa saúde.
 
Entre as principais funções do cálcio está a construção da massa óssea e dos dentes, a contração muscular, a transmissão dos impulsos nervosos e o auxílio na coagulação sanguínea. Entre os problemas ocasionados pela falta de cálcio no organismo humano estão o raquitismo e a osteoporose.
 
Os alimentos lácteos desnatados são ricos em potássio, cálcio e magnésio, além da proteína. Entre eles está o leite, o iogurte, o queijo; as carnes magras, cereais, batata, hortaliças e todas as frutas também são essenciais.
 
A combinação do potássio, cálcio e magnésio em uma dieta balanceada é muito eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares, como por exemplo, o infarto.
 
Alimentos ricos em potássio e hipertensão
Estudos apontam que os alimentos ricos potássio, magnésio e cálcio são eficazes no combate a hipertensão arterial. Esses minerais unidos atuam no calibre dos vasos sanguíneos, evitando seu estreitamento, facilitando assim a dilatação e o fluxo sanguíneo, garantindo proteção ao coração.
 
No Brasil e no mundo muitas pessoas são hipertensas ou estão com a pressão acima do normal, se tornando um problema de saúde pública, a pressão descontrolada pode causar sérios problemas cardiovasculares. Por isso é de grande importância o consumo de alimentos ricos em potássio e magnésio.
 
Para ser considerado hipertenso, os níveis da pressão sanguínea devem estar iguais ou acima iguais ou acima de 140mmHg de pressão sistólica e 90mmHg de pressão distólica.
 
A maioria das pessoas hipertensas podem normalizar sua pressão sanguínea através de simples modificações no seu estilo de vida, e a inclusão dos alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio na dieta cotidiana pode ser uma solução, além de uma prática regular de atividade física e mudança dos hábitos alimentares.
 
Alimentos ricos em magnésio para grávidas
A alimentação para gestantes deve ser diferenciada, pois terão que ser incluídos todos os alimentos necessários para o bom desenvolvimento do bebê. Na gravidez, a mulher deverá ter uma alimentação equilibrada e balanceada, com todas as vitaminas e minerais. Entre eles, o potássio e magnésio fazem grande diferença.
 
Esses ricos minerais auxiliam no combate da hipertensão arterial na gravidez, porém o aparecimento desse problema deve ser acompanhado por um médico, pois representa perigo para gestante e para o bebê.
 
Caso a gestante apresente problemas renais, a ingestão de potássio e magnésio deve ser suspensa.
 
Alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio são a base para se alcançar à saúde e a qualidade de vida, portanto siga uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais.
 
Fonte zun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário