Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 28 de outubro de 2012

Influência da Lua no parto

A medicina resiste a ideia de aceitar a influência da Lua sobre o parto pela não comprovação científica, mas há explicação para isso.
 
Por simples falta de comprovação científica, a área médica ainda trata com descaso a influência da lua nos partos, porém, muitos médicos aceitam que existe um número maior de nascimentos na mudança de uma lua para outra ou no decurso da lua cheia. É algo sem explicação a ligação entre a lua e o nascimento de uma criança, mas, existem relatos médicos que dizem que o número de partos nesses períodos chega a triplicar.
 
Influência da Lua
No intuito de tentar dar uma resposta a esta influência, alguns doutores da ciência médica argumentam que antigamente os ciclos menstruais femininos eram definidos pelo período do mês lunar, isto é, com 28 dias e que na gestação também é assim. Uma gestação, então, não seria de nove meses completos, mas nove ciclos de luas, o que iria desde a fecundação até a hora do parto.
 
Mesmo que com relação às ocorrências dos partos ainda permaneçam dúvidas sobre a força da lua nos nascimentos, existe a certeza de que esta mesma força promove mudanças em certos fenômenos da Terra. É o caso dos elementos fluidos, como as águas das marés e os ventos atmosféricos. Visto isto, seria de se imaginar também a força da lua sobre o líquido amniótico que estimularia o início do trabalho de parto.
 
Calendário lunar na gestação
Uma gravidez tem a duração aproximada de 280 dias, os quais representam 40 semanas ou 10 meses lunares de 28 dias.
 
Para explicar a ligação das fases da lua com a gravidez, existe o seguinte cálculo:
 
Do primeiro ao oitavo mês ter-se-ão passadas 32 semanas de gestação, a partir desse momento, a gravidez estará no final, faltando apenas o nono mês lunar que irá da 33ª até a 36ª semana.
 
Por fim, o 10º mês, que é o último mês lunar, irá da 37ª à 40ª semana. Se contarmos 40 semanas de 7 dias de gravidez, teremos 280 dias. Se forem vistos 10 meses lunares de 28 dias, também serão 280 dias.
 
Se forem estabelecidos esses parâmetros, é grande a indicação da força da lua sobre os partos, embora a medicina diga que a força gravitacional da Lua não interfira no corpo humano.
 
Fonte zun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário