Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 28 de outubro de 2012

Sintomas da intoxicação alimentar

Os sintomas de intoxicação causada por alimentos vencidos ou estragados podem variar, é preciso saber agir em cada situação
 
Todos nós já tivemos pelo menos uma vez na vida algum mal estar devido a um alimento ou outro que comemos. Mas o que a maioria das pessoas pensam é que só temos intoxicação alimentar quando ingerimos algo estragado ou pelo calor de um verão.
 
Quando ocorre
Na maioria das vezes o que ocorre é intoxicação por bactérias e uma das mais comuns é a salmonella, ela pode estar presente na carne que comemos no nosso dia a dia e nem ao menos percebemos.
 
Antes mesmo do animal ser abatido ele pode contrair a bactéria e contaminar a água que bebe e o solo onde está passando então para os demais animais que convivem junto a ele. E como não conseguimos perceber que ela está ali, acabamos por ingeri-la e prejudicar nossa saúde.
 
Sintomas
São – normalmente – diarreia, desconforto abdominal, dores de cabeça e às vezes febre, e após três ou quatro dias os sintomas desaparecem, no entanto a bactéria fica alojada em nosso intestino por alguns meses e é fundamental lavar bem as mãos, pois ela só sairá do nosso corpo através das fezes em um processo demorado.
 
Lembre-se sempre que se os sintomas persistirem deve-se procurar rapidamente um médico, pois não é recomendado fazer uso de medicamentos por conta própria, a bactéria deve ser combatida com os devidos remédios indicados pelo médico.
 
Caso haja contaminação em crianças e idosos procure um médico logo que os sintomas aparecerem, mesmo que estes sejam fracos, pois a perda de líquidos pode ser prejudicial para esse grupo.
 
Diarreia
Outra bactéria que pode causar intoxicação é o clostrídios, que podem ser encontrados no ar ou no chão e contaminam carnes e alimentos que estão desprotegidos. Por ser uma bactéria resistente, ela não morre se cozida por horas a um calor de menos 20º ou a 60º, o que dificulta ainda mais a sua eliminação, além de se reproduzir rapidamente e contaminar mais alimentos.
 
Os sintomas na maioria das vezes podem ser diarreia e dores na barriga, e aparecem após 12 ou 24 horas após a ingestão dos alimentos contaminados e duram de um a dois dias, caso os sintomas permaneçam o médico deverá ser consultado rapidamente.
 
Alergias
Alguns alimentos podem trazer ainda alergias na pele que se espalham por todo o corpo, como algumas manchas ou pintas avermelhadas que coçam muito. Frutos do mar, chocolate ou mesmo cafeína são alimentos que podem trazer algum tipo de alergia ou intoxicação, por isso atente-se ao ingerir alimentos na praia ou em restaurantes não confiáveis, pois a sua saúde pode estar em risco.
 
E para evitar que tais sintomas ou até piores ocorram é preciso lavar bem as mãos antes das refeições e também lavar muito bem os alimentos, principalmente os que são ingeridos crus ou pré – cozidos, não misture carnes cruas com as cozidas e degele apenas oque você irá preparar. São pequenos cuidados que fazem toda a diferença na hora de se alimentar e cuidar de sua saúde.
 
Fonte zun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário