Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 20 de outubro de 2012

Confira dicas para cuidar da pele do seu bebê e evitar assaduras

Demora na troca de fraldas e uso de produtos não apropriados para a pele do bebê favorecem surgimento da dermatite
 
É muito comum as crianças ou os bebês sofrerem com as lesões causadas pela assadura. Esse incômodo consiste numa irritação na pele provocada pelo contato com a urina e fezes que muitas vezes ficam retidas nas fraldas. A assadura deixa a pele avermelhada, inchada e causa um grande desconforto à criança.
 
De acordo com a dermatologista, Vanessa Penteado a demora na troca de fraldas e o uso de produtos não apropriados para a pele do bebê favorecem o surgimento da dermatite.
 
— A umidade da fralda suja favorece a absorção das toxinas irritantes a pele do bebê. Já a fricção ajuda a esfolá-la. A falta de luz solar e o calor contribuem para a proliferação de alguns fungos que também podem provocar assaduras — explica.
 
O tecido da fralda utilizada também pode influenciar no surgimento de assaduras. A descartável é responsável pela diminuição dessas lesões nos bebês, já as de pano também causam menos dermatite, pois deixam a região mais arejada e irritam menos a pele.
 
Em relação aos lenços umedecidos, os pais devem saber que a pele do bebê é muito sensível a qualquer produto que contenha substâncias químicas ou que possam deixar resíduos na pele. Os lenços devem ser usados o mínimo possível. A higiene diária do bebê deve ser feita com água morna e algodão. Use sabonete líquido apropriado para a pele do bebê, caso necessário.
 
Confira algumas dicas:
  • Independente da causa, lave bem a região afetada com água morna e sabão neutro ao dar banho no bebê. Na hora de colocar a fralda, faça a higiene com 120 ml de água morna e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Procure não esfregar com força o algodão, passe levemente para não machucar o bebê. Em casos mais graves, procure um médico. Somente ele poderá prescrever as pomadas específicas, como as antimicóticas ou recomendar a troca do tipo ou da marca da fralda do seu bebê.
  • Utilize fraldas de material hipoalérgico e de preferência marcas confiáveis e de qualidade.
  • Troque a fralda a cada evacuação ou urina.
  • Mantenha a área genital sempre limpa e seca.
  • Utilize produtos que formam barreiras protetoras contra assadura.
  • Não friccione durante a higienização.
  • Evite utilizar pós e talcos.
  • Se quiser, pode deixar seu bebê sem fralda por alguns minutos para que a pele fique exposta ao ar.
  • E não se esqueça de que a prevenção de assaduras é feita por meio da higiene e pela troca frequente de fraldas.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário