Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Especialistas alertam Papai Noel sobre os riscos da privação do sono

Diz a lenda que todos os anos, na noite de Natal, Papai Noel e suas renas viajam o mundo inteiro para entregar presentes à todas as crianças. Isso significa que o bom velhinho passa, no mínimo, a noite inteira acordado e dirigindo, “o que pode colocar em risco sua vida e a de suas renas”, alertam pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido.
 
Franco Cappuccio e Michelle Miller, especialistas do sono da Faculdade de Medicina da universidade, são autores de um estudo e um livro sobre a privação do sono e seus efeitos sobre a saúde das pessoas. Em tom bem humorado, e usando Papai Noel como exemplo, eles explicam o que pode acontecer quando alguém dorme menos de seis horas por noite.
 
“Considerando que ele faz isso apenas uma vez por ano, isso não deve afetar sua saúde a longo prazo. No entanto, no curto prazo há riscos. A falta de sono fará com que ele fique sonolento, sua vigilância vai desaparecer e sua capacidade de pensar e lembrar diminuirá. Existe um risco para si e para os outros: ele poderia adormecer nas rédeas e bater seu trenó ou poderia até mesmo acabar entregando um presente para a pessoa errada”, diz Cappuccio.
 
Soneca não substituí noite de sono
Qual a solução mais viável para o bom velhinho? Sonecas curtas ao longo do caminho. “Uma soneca em um telhado aqui e ali pode ajudar, no curto prazo, mas não substitui uma boa noite de sono de, pelo menos, 8 horas”. Outra dica é tomar uma xícara de café antes do cochilo pode potencializar o efeito da soneca. “O café geralmente tem efeito sobre nosso corpo 20 minutos depois que o tomamos. No entanto, não se deve repetir isso várias vezes. O efeito vai ser menor com o tempo e pode causar efeitos colaterais, como palpitação e aumento da pressão arterial”.
 
Privação do sono engorda
É hábito as crianças deixarem pequenos lanches para o Papai Noel comer após sua visita. Para os especialistas, comer é importante, já que a privação do sono aumenta o apetite. “E por isso não dormir pode levar à obesidade, então a barriga do Papai Noel não é uma surpresa para nós”. Mas eles alertam quanto ao consumo de bebidas alcoólicas. “A sonolência e o cansaço fazem com que seu nível de atenção se compare ao de alguém que consumiu bebidas alcoólicas além do limite. Se Papai Noel fizer isso, aí sim ele corre um risco real de bater seu trenó”, alerta.
 
E qual seria a melhor forma de Papai Noel recuperar a noite de sono perdida? “Viajar uma noite inteira ao redor do mundo significa que Papai Noel passou por algumas mudanças de fuso horário e teve pouco tempo para seu ritmo circadiano se readaptar. Se ele fizesse isso todos os dias, ele correria o risco de morrer prematuramente. No entanto, as crianças podem ter a certeza: fazendo isso apenas uma vez por ano e seguindo estas indicações, ele permanecerá saudável todos os anos”, finalizam.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário