Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

RJ: Saúde adquire aeronave para transporte de órgãos por R$ 8 milhões

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro adquiriu por R$ 8 milhões, por meio de licitação, um helicóptero.
 
O foco é atender demanda crescente por transporte de órgãos no Estado, principalmente por órgãos que muitas vezes precisam cruzar a região em menos de uma hora para chegar ao seu destino e salvar vidas. Atualmente foram captadas 212 doações de órgãos em 2012, quase o dobro do ano passado.
 
Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Rio de Janeiro triplicou a relação de doadores. Em uma medição feita por milhão de habitantes, o estado passou, em 2010, de 5,1 para 15, em 2012, número acima da média brasileira, atualmente em 12,8 doadores por milhão de habitantes.
 
Para 2013
A adequação do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) para fazer transplantes de rins, pâncreas e coração está nos planos da secretaria de saúde local, assim como a criação dos polos de captação de órgãos, que vão atuar em todas as regiões do estado no intuito de intensificar as captações com a identificação de possíveis doadores e otimizar o processo da doação, desde a notificação até a cirurgia de captação.
 
Também está prevista a criação do primeiro banco de multitecidos para ossos, córneas e pele do país e a unidade de avaliação e preparo de pacientes para transplantes, para garantir que as pessoas na fila de transplantes estejam com os exames em dia.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário