De uns anos para cá, virou prática comum no Brasil recorrer às indicações para acelerar o ritmo dos processos de seleção ao preenchimento de vagas. Há empresas, inclusive, que gratificam aqueles que fazem indicações bem sucedidas.
Batizado bem-humoradamente de Q.I [quem indica], esse procedimento tem sido fonte de satisfação para uns e frustração para outros – seja para indicadores ou indicados. Todos nós já tivemos oportunidade de recomendar o nome de alguém que encaixou como uma luva na vaga… Mas também, já sugerimos nomes que nos envergonharam pouco tempo depois…
Como, então, usar o QI com eficiência?
1. A responsabilidade de avaliar o candidato com profundidade é da empresa, não daquele que o indica
Sugerir um ou mais nomes é um favor para facilitar a vida do selecionador. Querer jogar a culpa pelo desempenho pífio do candidato em quem indicou é uma atitude, no mínimo, sem sentido…
Sugerir um ou mais nomes é um favor para facilitar a vida do selecionador. Querer jogar a culpa pelo desempenho pífio do candidato em quem indicou é uma atitude, no mínimo, sem sentido…
2. Indicados devem saber que tiveram seus nomes sugeridos por você
Isso faz com que eles enfrentem as etapas da seleção com mais seriedade e responsabilidade, a fim de honrar a confiança e expectativas nele depositadas.
Isso faz com que eles enfrentem as etapas da seleção com mais seriedade e responsabilidade, a fim de honrar a confiança e expectativas nele depositadas.
3. Use a competência como critério base para fazer uma indicação
Sinceramente, não vale a pena usar a amizade, parentesco, o bom coração ou o desejo de ajudar como motivos para recomendar o nome de qualquer pessoa. Lembre-se que, cada vez mais, vale a meritocracia e menos a filantropia na hora de escolher quem será contratado. Por isso, se não tiver ninguém bom para sugerir, é melhor avisar que não há ninguém com o perfil procurado pela empresa, entre seus contatos.
Sinceramente, não vale a pena usar a amizade, parentesco, o bom coração ou o desejo de ajudar como motivos para recomendar o nome de qualquer pessoa. Lembre-se que, cada vez mais, vale a meritocracia e menos a filantropia na hora de escolher quem será contratado. Por isso, se não tiver ninguém bom para sugerir, é melhor avisar que não há ninguém com o perfil procurado pela empresa, entre seus contatos.
4. Quanto mais indicações bem sucedidas você fizer, maior será sua rede de relacionamentos
É muito bom ter contatos no mercado. Ser conhecido por empresas e profissionais é um grande valor agregado para seu perfil. Essa network será mais valiosa ainda quando muitos deles forem gratos a você pelos favores prestados através das indicações. Ganham todos: quem contrata, quem é contratado e você, que indica!
É muito bom ter contatos no mercado. Ser conhecido por empresas e profissionais é um grande valor agregado para seu perfil. Essa network será mais valiosa ainda quando muitos deles forem gratos a você pelos favores prestados através das indicações. Ganham todos: quem contrata, quem é contratado e você, que indica!
Fonte Drops de Carreira
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