Concentração
A concentração de um medicamento numa solução vai adicionar, por um lado o tipo de degradação (hidrólise, oxidação, fotólise) e por outro, a velocidade desta reação. Na maioria dos processos de degradação dos medicamentos em solução, a velocidade da reação é diretamente proporcional à concentração do princípio ativo.
A estabilidade do trimetroprim/sulfametroxazol varia com a concentração final após diluição num veículo determinado. Se a diluição for numa proporção de fármaco: veículo de 1:10v/v é preferível diluir em glicose a 5%. Contudo, se a diluição for numa proporção de 1;25 v/v pode ser usado como diluente quer a glicose a 5%, quer o cloreto de sódio a 0,9%.
pH da solução
A maioria dos fármacos são suficientemente estáveis para valores de pH compreendidos entre 4 e 8, quando administrados no período de tempo conveniente. Contudo, não devemos esqueecer que fármacos formulados a valores de pH mais extremos podem conduzir a uma rápida decomposição de outros fármacos, se administrados na mesma solução.
Com vista à diminuição de reações de degradação, adicionase a formulação um tampão, para manter um pH aprorpiado.
Os valores de pH da solução de glicose a 5% variam entre os 3,5 e os 6,5, dependendo dos ácidos de açúcar presentes, formados durante o processo de esterilização e armazenamento do produto. Para evitar incompatibilidade após a adição de fármacos, este valor baixo de pH deve ser considerado.
Guidelines gerais relativos a valores de pH
Solução de um sal de: Tem um valor aproximado de pH:
ácido forte e base fraca 3,0 - 5,5
ácido forte e base forte 7,0
ácido fraco e base fraca 8,5 - 11
ácido fraco e base fraca 4,5 - 9,5
http://www.injectaveis.com/estabilidade.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário