Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 20 de janeiro de 2013

Dispositivo portátil fornece diagnóstico de HIV em 15 minutos

SpinDx utiliza um disco giratório, como um leitor de CD, para manipular as amostras de sangue
Foto: Randy Wong/Sandia National Laboratories
SpinDx utiliza um disco giratório, como um leitor de CD,
 para manipular as amostras de sangue
Tecnologia vai ajudar a levar serviços médicos disponíveis apenas em centros de saúde para áreas mais remotas do mundo
 
Pesquisadores da Columbia University, nos EUA, demonstraram que um dispositivo portátil é capaz de detectar pacientes com HIV através apenas de uma picada no dedo, e sincronizar os resultados em tempo real, com registos de saúde eletrônicos.
 
A tecnologia representa um passo em direção a fornecer, para áreas remotas do mundo, serviços de diagnóstico disponíveis apenas em centros urbanizados.

Dos 34 milhões de pessoas infectadas com o HIV no mundo, 68% delas vivem na África subsaariana, com o Sul e Sudeste da Ásia carregando a segunda maior taxa da doença.
 
Muitas pessoas infectadas pelo HIV nessas regiões são incapazes de fazer o teste ou se tratarem porque não podem facilmente viajar para centros de saúde. Isso cria uma carga econômica extrema em nações já pobres.
 
Um dispositivo de baixo custo e móvel que realiza testes de HIV poderia ajudar a combater estas tendências, e a epidemia global geral, permitindo o diagnóstico e tratamento de pessoas infectadas pelo HIV em locais de recursos limitados.
 
Neste estudo, a equipe de Curtis D. Chin e Kee Cheung Yuk desenvolveu um aparelho que executa testes de HIV com a qualidade de laboratórios em 15 minutos utilizando o sangue recolhido por meio de uma picada no dedo.
 
O dispositivo também detecta amostras fracamente positivas, e usa redes celulares e via satélite para sincronizar automaticamente os resultados dos testes com os registros de saúde de pacientes de qualquer lugar do mundo. Devido a isso, ele permitirá que as autoridades monitorem a prevalência da doença em todas as regiões geográficas de forma rápida e eficaz. Isso pode melhorar a eficácia na alocação de medicamentos para diferentes comunidades e os cuidados com o paciente em geral.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário