Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Médicos no Rio Grande do Sul defendem vacinação universal contra Gripe A

Vacinação contra a Gripe A : imunização do ano passado oferece pouca proteção para surto atual já que o vírus é mutável.
Foto: Elza Fiúza/ABr
Vacinação contra a Gripe A : imunização do ano passado oferece
 pouca proteção para surto atual já que o vírus é mutável
Apesar de nota do MS tranquilizando os que pretendem viajar para os EUA e Canadá, surto pode atingir brasileiros, diz sindicato
 
O Sindicato dos Médicos no Rio Grande do Sul (Simers) voltou a alertar para a necessidade de vacinação universal contra gripe, não cobrindo apenas grupos de risco. A advertência foi feita após o surto de gripe que atinge os Estados Unidos e o Canadá e que deixou os brasileiros com viagens marcadas para estes países em alerta.
 
Os quase 30 mil casos confirmados nos EUA são de um vírus do tipo H3N2, uma variante do da Gripe A (H1N1). O Brasil não tem como impedir que o surto atinja os brasileiros, alerta o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes.
 
Quem estiver viajando e apresentar sintomas como febre acompanhada de tosse ou dor na garganta e dor de cabeça deve procurar imediatamente atendimento médico para que o profissional avalie a necessidade de prescrever antivirais específicos.
 
Em 2012, o Sindicato Médico do RS já defendia a antecipação do início da vacinação para abril e a imunização universal. " Queremos que toda a população seja vacinada e não apenas os grupos considerados de risco, já que foram confirmados muitos casos em jovens" , defende o presidente.
 
Argollo adverte ainda que mesmo quem foi imunizado no ano passado tem pouca proteção para este surto, já que o vírus da gripe é mutável. Enquanto a vacina para este tipo de vírus não chega, para quem for viajar ou permanecer no país, a recomendação é prevenir, evitando contato com doentes, lavando as mãos com sabão e higienizando com álcool gel e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário