Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Desintoxicação alimentar: por que isso é tão importante para a saúde?

A rotina acelerada, horários apertados, a impossibilidade de se fazer as refeições em casa – comum nas grandes cidades, principalmente, as campanhas na mídia que nos convidam o tempo todo a provar uma guloseima. Tudo isso contribui para que frituras, alimentos ricos em cafeína, excesso de sal e de açúcar tomem conta do cardápio e comecem a causar uma certa agressão ao organismo.
 
Os métodos de desintoxicação interessam a todas as pessoas. As fontes de toxinas incluem aquelas produzidas pelo próprio corpo durante seu funcionamento normal. Por exemplo: as proteínas, que são utilizadas na construção e manutenção das células, devem ser quebradas para serem aproveitadas.
 
Nesse processo de quebra, o próprio organismo produz amônia, uma substância tóxica. Já as fontes de tóxicos externos incluem determinadas substâncias xenobióticas, que é denominada qualquer substância química ou molécula estranha no organismo, como aditivos alimentares, poluição, metais pesados, tais como: chumbo, mercúrio, cádmio, alumínio e diversos pesticidas organoclorados.
 
A sobrecarga desses tóxicos causam uma deficiência nutricional e hormonal, alteração nos neurostransmissores, estresse oxidativo, envelhecimento precoce, processo inflamatório, constipação intestinal, imunidade baixa, dificuldade para emagrecer devido à deficiência metabólica.
 
O resultado final desse estado crônico de intoxicação inclui vários sintomas, tais como: problemas digestivos, dores de cabeça, fadiga, unhas quebradiças, pele desnutrida, queda de cabelo, dores musculares, isônia, ansiedade, irritabilidade, menor capacidade de concentração, diminuição de memória, mau-hálito, anemia, hiperpigmentação na pele, câimbras, danos hepáticos, deficiência de minerais, cólica abdominal, entre outros.
 
Então, de tempos em tempos, é preciso que se faça uma limpeza. O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos industrializados do cardápio, além de alimentos refinados, ricos em sal, cafeína, açúcares e aqueles ricos em aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde. O objetivo é eliminar do cardápio, por alguns dias, tudo o que prejudica o organismo, causando inchaço, elevando as taxas de colesterol e triglicérides e propiciando o aumento de gordura corporal.
 
Isso é importante porque o corpo necessita passar por um processo de reeducação alimentar e de desintoxicação. Precisamos então, “zerar“ a memória celular e reprogramar o metabolismo para que atue a favor daquela nova programação.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário