Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

10 perguntas e respostas para esclarecer tudo sobre a anestesia

 Em qualquer das técnicas anestésicas,
o anestesista permanece ao lado do paciente
 durante toda a intervenção
Falta de conhecimento sobre o procedimento anestésico é a maior causa da aversão à prática
 
Quando o assunto é cirurgia, é impossível não citar as possíveis complicações e a aversão pela aplicação da anestesia. Há pacientes que preferem adiar o procedimento por receio de não despertar ou acordar no meio da intervenção.

 Para acabar com esse medo, a diretoria da SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia), associação fundada em 1948 e que possui Centros de Ensino e Treinamento em todo o país, elaborou conjuntamente com o seu Presidente Dr. Airton Bagatini um guia para eximir todas as possíveis dúvidas que o paciente possa apresentar em relação a anestesia. Confira:

 1. O que é e para que serve a anestesia?
Anestesia é a ausência reversível da consciência e/ou da sensibilidade de uma parte do corpo (anestesia regional) ou de todo o corpo (anestesia geral). Na anestesia geral há um estado farmacologicamente induzido de amnésia, analgesia, perda de responsividade, perda de reflexos musculares esqueléticos.

 Em qualquer das técnicas anestésicas, o anestesista permanece ao lado do paciente durante toda a intervenção, monitorizando os seus sinais vitais (eletrocardiograma, pressão arterial, oxigenação, etc.) e administrando fármacos e fluidos (soro e sangue) quando necessário.

 Assim, o anestesista é o "anjo da guarda" do paciente desde o período imediatamente antes, durante e logo após o final da cirurgia, geralmente prescrevendo medicamentos para tratar a dor. A anestesia dura pelo tempo necessário para que seja realizada a cirurgia ou exame, desde alguns minutos até muitas horas.

 Serve para promover a condição de bem-estar e segurança ao paciente durante a realização de cirurgias ou exames.

2. Como surgiu? Qual é considerado o seu primeiro uso com sucesso?
Na antiguidade, Paracelsus, um alquimista suíço, adoçou os alimentos de seus pássaros com óleo doce de vitríolo (éter) e observou que eles caíam em sono por pouco tempo e despertavam mais tarde sem qualquer dano.

No entanto, antes de 1844, a ausência de técnicas de assepsia, a falta de anestesia e analgesia eficaz faziam com que a cirurgia fosse rudimentar, um último recurso, para a qual era utilizada a intoxicação com álcool, haxixe, ópio, técnicas de hipnose e transe, métodos físicos de pressão sobre nervos periféricos e vasos sanguíneos com gelo e torniquete, golpe craniano e principalmente a contenção pela força.

O primeiro uso com sucesso ocorreu em 16 de outubro de 1846, quando Willian Thomas Green Morton utilizou o princípio da vaporização do éter para anestesiar um paciente, Edward G. Abbot, para uma cirurgia cervical.

3. Para quais casos é indicado o uso de anestesia? O trabalho é limitado ao ato da intervenção cirúrgica?
A anestesia está indicada para inibir a sensibilidade dolorosa em qualquer tipo de cirurgia ou para otimizar a realização de exames, que muitas vezes mesmo sem serem dolorosos, são extremamente desconfortáveis, inclusive para possibilitar que crianças permaneçam imobilizadas.

Na maioria das vezes o trabalho do anestesista se inicia na consulta pré-anestésica ambulatorial e termina após a alta hospitalar do paciente. Entretanto, além de anestesiar, este médico trata a dor de pacientes, mesmo que não tenham sido operados e também atua nos cuidados paliativos para promover o bem-estar e a dignidade destes pacientes, além de atuar no ensino médico e de outros profissionais de saúde.

O trabalho do anestesista não se restringe à sala de cirurgia ou à sala de exames. A anestesia é a especialidade médica direcionada aos cuidados do paciente no pré, per e pós operatório.

Dentre os objetivos que o anestesista estabelece na avaliação pré-anestésica, destaca-se: identificar o paciente, colher os dados pessoais, doenças pré-existentes, cirurgias e anestesias realizadas, uso de drogas lícitas e ilícitas e uma estreita relação médico-paciente, para esclarecer as dúvidas em relação ao ato anestésico e para orientá-lo quanto ao procedimento planejado, de onde nascem a confiança e tranquilidade necessárias para que o paciente chegue ao ato cirúrgico com o máximo conforto possível.

Durante o per operatório, o anestesista monitoriza as funções do paciente, corrige as alterações metabólicas, minimiza as agressões cirúrgicas, previne infecções, repõe as perdas de sangue e líquidos do organismo, protege o paciente do frio (hipotermia) e do calor excessivo (hipertermia), evita lesões por mau posicionamento na mesa cirúrgica.

Quanto ao pós-operatório, o anestesista participa do controle da dor e de eventuais desconfortos, dentre eles as náuseas, consciência, respiração, hipotensão e arritmias.

O tratamento da dor crônica como a que acomete os pacientes com câncer e a terapia intensiva são outros exemplos da atuação do anestesista em sua prática clínica.

4. Qual a formação de um médico especialista em anestesiologia?
A anestesiologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. O anestesista é um médico que após seis anos de graduação passa por especialização de no mínimo três anos em Centros de Ensino e Treinamento (CET/SBA) coordenados e supervisionados pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e/ou pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

5. Qual a função da Sociedade Brasileira de Anestesiologia? Quando surgiu?
A Sociedade Brasileira de Anestesiologia é uma associação civil sem fins econômicos, constituindo-se em uma Federação de Associações Regionais, com sede no Rio de Janeiro. Analisando a missão da SBA, pode-se ter uma ideia das diversas funções desta associação: Congregar os anestesistas no Brasil, promovendo continuamente a formação, a atualização técnico-científica e a implementação de ações de defesa profissional, além de fomentar o comprometimento da especialidade com a comunidade médica e a sociedade em geral.

Ao exercer o que está determinado na sua missão institucional, pode-se verificar que a SBA visa reunir os anestesistas brasileiros em torno dos seus interesses, para que se possa desenvolver ações que visem estimular que seus componentes se reciclem e desenvolvam o conhecimento científico e o aprimoramento técnico. Para isto, são desenvolvidos e disponibilizados de forma contínua aulas, livros, revistas, cursos, jornadas e congressos.

Além do cuidado com o profissional já formado, a SBA também desenvolve ações que visam a formação do médico que deseja se especializar na área e para isto existe uma comissão que se responsabiliza por todas as questões relacionadas a este aprendizado. Para certificar aquele sócio que tem o objetivo de ensinar aos pós-graduandos, existe uma comissão que avalia e atesta esta capacidade e confere o título superior em anestesiologia (TSA).

O Brasil é um país de dimensões continentais, mas apesar de sua vastidão e diversas diferenças regionais, os problemas enfrentados pelos anestesistas no desempenho do seu trabalho são muito parecidos. Desde a não valorização do ato anestésico até as condições precárias para a prática anestésica.

Daí a importância da SBA desenvolver ações de defesa profissional que visam conscientizar o médico anestesista da sua importância dentro do sistema de saúde como um todo, tentando com isto evitar atos de negligência ou imprudência e valorizar a especialidade. Valorizando a anestesiologia, os compradores de serviços médicos da saúde complementar e o próprio sistema único de saúde pública (SUS) passarão a respeitar e valorizar o ato anestésico.

Por fim, outra função, não menos importante, visa fomentar o reconhecimento por parte da população, que ainda possui, de um modo geral, grande desconhecimento sobre a especialidade, da grande importância social que a anestesiologia exerce, contribuindo para o bem-estar da comunidade em geral. Para isto a SBA desenvolve ações com responsabilidade social que acabam por gerar uma imagem positiva do anestesista.

A primeira demonstração pública com sucesso de uma anestesia aconteceu em 16 de outubro de 1846 em Boston nos Estados Unidos. A partir daí houve um grande avanço na cirurgia, mas a anestesiologia permaneceu durante muito tempo sendo exercida por médicos de diversas especialidades.

A partir do início do século XX, os avanços científicos e do conhecimento começaram a exigir maior dedicação por parte do médico para exercer com mais qualidade o ato anestésico. Somente em 1938 foi criado o primeiro serviço profissional de anestesia na cidade do Rio de Janeiro.

Nesta época os médicos de outras especialidades que também exerciam anestesia resolveram dedicar-se exclusivamente a anestesiologia, esta tendência acabou influenciando outros estados e em 1942 foi criado um serviço de anestesia em São Paulo.

Durante a segunda guerra mundial ficou evidenciada a necessidade de mais profissionais em anestesia e mais médicos foram treinados na especialidade, principalmente em hospitais dos Estados Unidos.

Com o aumento do número de especialistas no Brasil, surgiu a necessidade em se organizar e aperfeiçoar a anestesiologia brasileira e em 25 de fevereiro de 1945 foi convocada uma reunião no auditório do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro aonde foi protocolada a criação da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, cujo primeiro presidente foi o Dr. Mário Castro d`Almeida Filho.

6. Como se escolhe o anestesista?
O paciente tem o direito de escolher o seu anestesista da melhor forma, assim como teve o direito de escolher o seu cirurgião, o hospital ou o seu médico assistente. Normalmente, porém, os hospitais públicos ou privados possuem Serviços de Anestesia ou o seu cirurgião já trabalha com anestesistas que o atendem normalmente, constituído por médicos especializados em anestesiologia.

O dia, o horário e o local para realização de sua cirurgia serão decididos entre o paciente e o cirurgião, que, posteriormente, comunicará ao anestesista.

7. Que tipos de anestésicos são usados?
Os anestésicos podem ser utilizados por via venosa, inalatória ou em regiões do corpo por onde a sensibilidade é conduzida, como próximo da medula espinhal (raqui ou peridural) ou trajetos nervosos e infiltrado em regiões onde se deseja que a sensibilidade seja abolida. Também pode ser utilizado na forma de creme sobre a pele.

8. Quais os diferentes tipos de anestesia?
Existem três diferentes tipos de anestesia: a) anestesia local, onde um local específico do corpo é anestesiado; b) anestesia regional, na qual uma maior área do corpo é anestesiada, pela administração de anestésicos em um grupo de nervos, sendo as mais utilizadas a anestesia subaracnóidea (raquidiana ou espinhal), a peridural (epidural) e o bloqueios de plexos nervosos ou de nervos específicos (braquial, femoral, ciático, etc.) e c) anestesia geral que compreende a inconsciência e perda da sensibilidade.

9. Qual o risco de tomar anestesia? Por que o medo?
Muitos são os mitos envolvendo os riscos da anestesia. A realidade é que em condições adequadas, seguindo as recomendações de boa prática através das Resoluções do Conselho Federal de Medicina, estes riscos são de baixa frequência com complicações fatais ocorrendo na ordem de um caso a cada 200 mil procedimentos.

O medo existe porque a primeira anestesia com sucesso ocorreu a menos de 200 anos, sendo que a instituição de monitores e fármacos mais seguros que otimizaram a segurança em anestesia ocorreu há menos de 30 anos, ou seja, até bem pouco tempo os riscos eram bem maiores.

Outro fato interessante é que as pessoas desejam ter controle sobre o seu corpo e durante a anestesia este controle passa e ser gerenciado pelo anestesista.

10. Como devem proceder os pacientes que tiveram reações alérgicas a medicamentos e também doenças como asma, diabetes, bronquite, pressão alta, problemas de coração?
As alergias a medicamentos utilizados durante a anestesia são de baixa incidência e complicações graves são raras, não havendo um exame específico que determine se o paciente tem alergia aos anestésicos.

Assim, só existem cuidados diferenciados para pacientes que relatam alergias, por isso é importante todo paciente passar por consulta com o anestesista antes do procedimento anestésico e que seja o mais transparente possível ao responder os questionamentos que são sigilosos.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário