Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Veja quais cuidados tomar para não estragar a festa no Carnaval

Veja quais cuidados tomar para não estragar a festa no Carnaval Divulgação/Stock Photos
Durante a diversão, é necessário ficar atento à hidratação
Alimentação e hidratação na medida certa garantem a saúde nos dias de festa
 
Carnaval é época de diversão, mas pode trazer transtornos sérios se os foliões não tomarem alguns cuidados básicos com a alimentação e a hidratação.
 
— É muito comum comprar alimentos em barraquinhas e, se eles não estiverem dentro das condições apropriadas, podem causar infecções intestinais, entre outras doenças — alerta Roberta Caetano, nutricionista e coordenadora do projeto Atento, do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina, que faz acompanhamento nutricional de crianças e adultos.
 
A desidratação, por sua vez, é resultado da perda de líquido e do maior gasto de energia em função da temperatura alta e do esforço físico.
 
— É uma doença potencialmente grave, que se caracteriza pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize suas funções normais — explica.
 
Não perca o passo
 
— Observe a qualidade dos alimentos, a data de validade, a forma de armazenamento e, quando possível, o seu preparo.
 
— Antes de cair na folia, faça uma refeição leve, porém, que garanta a energia necessária para o esforço físico do período. Pratos à base de frango ou peixe, acrescidos de hortaliças e frutas, são excelentes opções.
 
— Cuidado com alimentos gordurosos, frituras ou muito condimentados, pois dificultam a digestão e podem causar sonolência.
 
— Durante a diversão, é necessário ficar atento à hidratação e realizar pequenos lanches com frutas ou sanduíches leves. Tigela de açaí e salada de frutas podem ser ótimas opções para recarregar as energias no momento da parada. As barras de cereais também são uma boa pedida, pois, além de práticas, são gostosas e ricas em carboidratos, uma boa fonte energética.
 
— Mantenha o corpo hidratado com muita água, ação que pode ser complementada com sucos de frutas (acrescidos de hortaliças) e água de coco. Além da hidratação e reposição de eletrólitos, você estará também ingerindo sais minerais.
 
— Intercale a ingestão de bebida alcoólica com sucos e água, para reduzir os desconfortos durante a folia e no dia seguinte, já que estará prevenindo a desidratação.
 
— Após o Carnaval, invista na hidratação e na reposição de nutrientes: sopas — como as elaboradas com frango e hortaliças, por exemplo — são uma boa alternativa, pois podem ser servidas mornas e ficam muito saborosas.
 
Fonte Caderno Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário