Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Da Normandia à Inglaterra, forte cheiro de gás provoca temores

Durante a madrugada, o cheiro, levado pelo vento, subiu o vale
 do Senna antes de ser sentido nas ruas de Paris
O forte cheiro de gás provocado por um vazamento em uma empresa química nesta terça-feira, que causou preocupação no noroeste da França, da Normandia até Paris, também chegou ao sul da Grã-Bretanha.
 
Operações de neutralização do gás devem ter início nesta terça às 21h00 GMT (19h00 de Brasília) e serão mantidas durante parte da noite, anunciou a prefeitura.
 
Esta nuvem, sem risco para a saúde, segundo as autoridades francesas, se formou na manhã de segunda-feira proveniente da empresa Lubrizol, situada em Rouen (Normandia), 110 km a oeste de Paris, após uma reação química imprevista envolvendo mercaptano.
 
A operação de neutralização "vai levar tempo, talvez alguns dias, porque prefiro que leve tempo a assumirmos mais riscos", declarou a ministra da Ecologia francesa, Delphin Batho, que foi ao local depois de ter deixado Berlim às pressas, onde participava das cerimônias pelos 50 anos do Tratado franco-alemão.
 
Este gás, também conhecido como metanotiol, é utilizado para dar cheiro ao gás de cozinha, naturalmente inodoro, com o objetivo de ser percebido para se evitar acidentes.
 
"É horrível, achei que estava dentro de um botijão de gás", contou Nathalie, que mora atrás da usina. Manon, uma estudante, estava no cinema no centro de Ruán quando sentiu "um odor fétido, de ovo podre", entrando na sala.
 
Christophe, funcionário público, diz que sentiu dores na garganta e de cabeça durante a noite, enquanto os olhos lacrimejavam.
 
As autoridade francesas rapidamente afirmaram que as emanações não eram tóxicas e que o gás que escapou está "em concentração muito baixa".
 
Contudo, a prefeitura de Seine-Maritime anunciou um Plano de Intervenção, um dispositivo que como primeira consequência anulou uma partida de futebol da Copa da França programada para esta noite.
 
"Nós não queríamos nos encontrar com 10.000 espectadores a 2 km da usina sem nenhuma capacidade de evacuação caso necessário", declarou à AFP Florence Gouache, chefe do gabinete do prefeito de Seine-Maritime.
Durante a madrugada, o cheiro, levado pelo vento, subiu o vale do Senna antes de ser sentido nas ruas de Paris.
 
O odor chegou a atravessar o Canal da Mancha, onde a polícia de Sussex (sul da Inglaterra) afirma ter recebido ligações de habitantes reclamando "de cheiro de gás" (25 ligações às 09H15 locais). A polícia do condado vizinho de Kent também recebeu muitas chamadas.
 
Do lado francês, milhares de ligações foram recebidas pelos serviços de emergência, que rapidamente se viram saturados, na Normandia e também na região parisiense.
 
A companhia Lubrizol, especializada na fabricação e condicionamento de aditivos para lubrificantes, combustíveis e tintas, afirmou nesta terça-feira que acredita que o problema se resolva durante o dia.
 
A usina na Normandia, classificada como "seveso seuil haut" (risco grave), pertence à Berkshire Hathaway, a holding do influente empresário americano Warren Buffett.
 
"Todo mundo diz que não devemos entrar em pânico, mas disseram a mesma coisa para a nuvem de Chernobyl", respondeu à AFP Patricia Cousteau, uma mãe que "se preocupa com seus quatro filhos".
 
Todas as fontes consultadas pela AFP descartaram que o mercaptano possa prejudicar a saúde. Uma delas, dos serviços de emergência, disse que "pode haver alguns casos isolados de intolerância ao produto, mas é geralmente uma resposta emocional associada ao cheiro".
 
Oficialmente, o metanotiol é um produto classificado como "tóxico por inalação" e "perigoso para o meio ambiente". De acordo com o Instituto Nacional de Investigação e Segurança (INRS), os casos de intoxicação aguda têm sido relatados em trabalhadores expostos diretamente à fumaça. Em baixas concentrações, as possíveis manifestações incluem irritação dos olhos, das mucosas respiratórias e de pele.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário