Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Mudança no estilo de vida reduz chances de doenças cardiovasculares

Mudança no estilo de vida reduz chances de doenças cardiovasculares Ricardo Chaves/
Foto: Ricardo Chaves
Os fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial
 são: histórico familiar, sobrepeso, ingestão excessiva de sal,
sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool
Alimentação é uma das mais eficazes formas de prevenção e controle contra enfermidades
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta, como também é conhecida, ocorre devido à contração dos vasos em que o sangue circula. Se os vasos são estreitados, a pressão arterial sobe.

De acordo com dados do relatório anual sobre estatísticas sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em maio do ano passado, um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial. Essa condição causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo.

No Brasil, os dados mais recentes apontam que a pressão alta atinge 22,7% da população adulta, segundo o levantamento feito pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Os fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial são: histórico familiar, pressão arterial normal alta, sobrepeso, ingestão excessiva de sal, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool.

Para prevenir e tratar a doença é muito importante a atuação de uma equipe multidisciplinar, com ênfase na introdução de mudanças no estilo de vida: alimentação saudável, redução do consumo de bebidas alcoólicas, abandono do cigarro, prática regular de exercícios físicos e perda de peso quando necessário.

De acordo com a nutricionista Graziela Alessandra Klein, a adoção da dieta mediterrânea também pode prevenir a hipertensão.

— A base deste tipo de dieta são gorduras saudáveis, como azeite de oliva, oleaginosas e presença marcante de frutas, verduras e legumes frescos, grãos integrais, peixes e frutos do mar, e ervas e especiarias no lugar do sal. Na dieta mediterrânea o consumo de carne vermelha é moderado — explica.

As mudanças nos hábitos promovem redução das doenças cardiovasculares, e devem ser implementadas para todas as pessoas, até mesmo para aquelas que fazem uso de remédios para controlar a pressão. Atualmente as alterações no estilo de vida são aceitas como as mais efetivas na prevenção e controle da hipertensão.
 
As mais importantes são:

· Controlar ou manter o peso corporal nos valores adequados.

· Adotar dieta com redução do teor de sódio e rica em potássio e cálcio.

· Consumir álcool moderadamente (2 doses/dia para homens e 1 dose/dia para mulheres). Isso corresponde, para homens, em média a 700 ml de cerveja (2 latas), 300 ml de vinho (2 taças) ou 60 ml de bebida destilada.

Os alimentos ricos em sódio que devem ser evitados são:

· Carnes processadas: presunto, apresuntado, mortadela, bacon, salsicha, linguiça, salame, charque.

· Peixes processados e salgados: sardinha, atum, aliche, salmão, bacalhau.

· Queijos: provolone, parmesão, gorgonzola, cheddar, roquefort.

· Salgadinhos tipo chips.

· Margarina ou manteiga com sal.

· Adoçantes que possuem sódio em sua composição.

· Temperos prontos, caldo de carne, de galinha, de legumes, molho de soja, molho inglês, entre outros.

Por outro lado, há diversos alimentos que devem ser incluídos na alimentação, ricos em potássio, como: água de coco, feijão, frutas secas, laranja, uva, brócolis, couve-flor, banana, etc.

Recomenda-se usar temperos naturais livres de sódio como: limão, alho, cebola, salsa, cebolinha, especiarias (cominho, pimenta, açafrão, orégano, manjericão, etc.) que também são importantes.

Vale lembrar que essas são orientações nutricionais gerais. Por isso, é indicada a ajuda de um profissional da área para orientar qual a melhor dieta a adotar, pois cada um é diferente bioquimicamente e tem necessidades nutricionais específicas.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário