Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vitamina C e pedras nos rins

Cerca de 1.000 mg/dia de vitamina C consumidos por homens
podem provocar cálculos renais
Por Julio Abramczyk
 
O excesso no consumo de vitamina C deve ser abandonado, de acordo com pesquisas recentes.
 
A importância da vitamina C continua, e a recomendação médica é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres, presentes em um copo pequeno de suco de laranja. A falta de vitamina C é responsável pelo escorbuto.
 
O cientista Linus Pauling, Prêmio Nobel duas vezes, sugeria o consumo de 3.000 mg/dia para prevenir câncer, doenças cardíacas e resfriados, o que hoje não é aceito.
 
A dosagem recomendada já é suficiente, pois o excesso é excretado pela urina.
 
No "Jama Internal Medicine" on-line, pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, referem que cerca de 1.000 mg/dia de vitamina C consumidos por homens podem provocar cálculos renais.
 
O estudo de Laura D. K. Thomas e colaboradores da Divisão de Epidemiologia Nutricional do instituto contou com 45.850 homens entre 45 e 79 anos anos. Os primeiros 436 casos de pedras nos rins foram investigados e seguidos por 11 anos. O oxalato urinário foi determinante na formação das pedras de oxalato de cálcio.
 
Robert H. Fletcher, em comentário também na revista, explica que o composto responsável pela atividade da vitamina C é o ácido ascórbico.
 
Ele é parcialmente metabolizado pelo organismo e, transformado em oxalato, é excretado pela urina onde possivelmente contribui para a formação das pedras de oxalato de cálcio nos rins.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário