Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de março de 2013

Hipertensão pode triplicar os riscos de doenças cardiovasculares

População muitas vezes não tem conhecimento sobre os reais
 impactos da doença na circulação sanguínea
Problema que atinge mais de 17 milhões de brasileiros é uma das principais causas de infarto no país
 
Uma das principais causas de infarto no Brasil, a hipertensão arterial — mais conhecida como pressão alta — pode triplicar os riscos de complicações e doenças cardiovasculares. Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, mais de 17 milhões de brasileiros são hipertensos. Atualmente, 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem de hipertensão, enquanto 14% da população de até 34 anos é atingida. Constatou-se também que a ocorrência de hipertensão é mais comum no sexo feminino, acometendo 27,2% das mulheres e 21,2% dos homens brasileiros.
 
Apesar dos altos números, a população muitas vezes não tem conhecimento sobre os reais impactos da doença na circulação sanguínea.
 
— A hipertensão arterial é caracterizada pela constante elevação dos valores sistólicos (pressão máxima) ou diastólicos (pressão mínima) da pressão arterial medida em condição de repouso — explica o Dr. Marcelo Cantarelli, cardiologista intervencionista e coordenador da campanha Coração Alerta da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).
 
Segundo Cantarelli, a falta de controle da hipertensão pode levar a acontecimentos muitas vezes fatais:
 
— A pressão alta não controlada ao longo do tempo pode levar ao infarto do miocárdio, ao acidente vascular cerebral, à insuficiência renal e à dissecção de aorta.
 
No caso do infarto, o cardiologista fala sobre o fator de risco:
 
— A hipertensão oferece alto risco para o desenvolvimento de obstruções nas coronárias que podem levar ao infarto do miocárdio. Além disso, a elevação da pressão arterial aumenta o trabalho do coração, o que pode agravar um quadro de angina ou infarto.
 
Para os hipertensos, o período da manhã é o que oferece mais riscos para a ocorrência de um infarto agudo do miocárdio. Estatisticamente, o infarto tem maior índice de acontecimento neste horário.
 
— Caso a pessoa não esteja com a pressão arterial adequadamente controlada, suas medidas costumam ser mais elevadas pela manhã e também no início da noite — salienta o médico Marcelo Queiroga, presidente da SBHCI.
 
A fim de evitar os riscos ocasionados pela pressão arterial elevada, o hipertenso deve tomar algumas medidas de prevenção descritas pelo especialista:
 
— A principal medida é manter a pressão controlada com o uso adequado dos medicamentos, dieta com pouco sal e atividade física regular. Além disso, deve-se cuidar dos outros fatores de risco como colesterol elevado, diabetes, obesidade, stress, tabagismo e sedentarismo.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário