Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de março de 2013

A limpeza do ouvido requer cuidados especiais

O excesso de limpeza dos ouvidos aumenta o risco
de um acidente com a haste
Muitas pessoas passam horas em piscinas ou no mar para se refrescar no calor. Porém, de acordo com o cirurgião otorrinolaringologista, chefe da equipe do Hospital Iguaçu, Dr. Maurício Buschle, é necessário ter alguns cuidados especiais com os ouvidos. “O contato com a água da piscina ou do mar faz com que se produza mais cera, além de dar uma sensação de ouvido entupido”, explica.

É neste momento que as hastes com algodão (popularizado por cotonete), usadas para higiene pessoal, costumam causar polêmica entre médicos e pacientes. “Quando usado na parte interna, além do risco de lesões, estará empurrando a cera para o interior. Porém, dependendo de como é usado e os cuidados com o manuseio, garantem a limpeza correta do ouvido, sem machucar”, esclarece o Dr. Buschle. A regra básica para a higiene do ouvido é usar a hasta de algodão para a limpeza apenas da parte externa da orelha. Outra maneira de fazer a limpeza é com uma toalha, especialmente após o banho.

Não é necessário usar o apetrecho diariamente. O excesso de limpeza dos ouvidos aumenta o risco de um acidente com a haste, como uma escoriação ou até a ruptura do tímpano, podendo causar perda de audição. “Além disso, a cera é uma secreção protetora e até bactericida, sem a qual estaremos mais propensos a infecções de ouvido externo”, afirma o especialista. Em crianças, assim como em adultos, não se deve nunca introduzir cotonetes ou outros objetos nos ouvidos. A limpeza deve ser feita com uma toalha macia na parte externa do conduto auditivo e nas orelhas.

Infecções
As infecções de ouvido comuns no verão são as otites externas por excesso de contato com água, que muitas vezes estão contaminadas. Já no inverno, em decorrência das gripes e resfriados, a infecção mais comum é a otite média aguda. “Essa infecção ataca principalmente as crianças, que apresentam febre, dores de ouvidos, perda de audição transitória, além dos sintomas iniciais da gripe e nariz trancado com secreção”, enfatiza o Dr. Buschle.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário