Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de março de 2013

Pé diabético exige cuidados especiais

O diabetes é uma doença que pode causar muitos problemas nos pés, inclusive a amputação. Para que isso não ocorra é necessário o controle da glicemia através da dieta e da ingestão de insulina ou hipoglicemiantes orais.
 
A limpeza diária dos pés e o tratamento precoce das lesões também são fundamentais. Mais de 120 milhões de pessoas no mundo são portadoras de diabetes Mellitus e muitas têm úlcera no pé.
 
Das amputações de membro inferior não traumática realizadas nos Estados Unidos 50% delas são feitas em pacientes diabéticos.
 
Recente estudo do Ministério da Saúde de monitorização de amputações de membros inferiores revelou que no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense a incidência de amputações de membro inferior é de 180/100.000 diabético em relação de 13,8/100.000 habitantes. O risco é 13 vezes maior do que nos não diabéticos.
 
 
A úlcera é a responsável por 85% das amputações, e a gangrena em 50-70%. O estudo revelou que na maioria das amputações de membro inferior há uma combinação de isquemia e infecção. Cerca de 80-90% das úlceras são causadas por uso de sapatos inadequados.
 
Em 70-100%, as lesões apresentam sinais “evidentes” de neuropatia (alterações nos nervos), e apenas 10% delas são puramente vasculares. O estudo mostrou também que o paciente diabético portador de doença vascular periférica tem 17 vezes mais probabilidade de desenvolver gangrena do que um não diabético.
 
Os cuidados que o diabético deve ter com seus pés para evitar os transtornos acima são: lavar pés e dedos diariamente e secá-los bem; observá-los se têm bolhas, cortes, calosidades e possíveis áreas de infecção; nunca usar bolsa de água quente ou compressa nos pés; usar sapatos confortáveis; não usar sapatos sem meias; não usar fitas adesivas ou esparadrapo nos pés; evitar andar descalço mesmo dentro de casa; cortar as unhas de modo reto sem fazer pontas afiadas nos cantos; não usar produtos químicos para retirar calos; tratar os pés com um podólogo especializado em pés diabéticos.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário