Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de abril de 2013

Rádio toca sons de pássaros e roncos para ajudar pacientes a dormir

BBC
Transmissão traz desde roncos até cantos de pássaros
Após pesquisar uma grande variedade de sons suaves, artista quer ajudar a dormir até mesmo o paciente mais privado de sono
 
Uma estação de rádio de um hospital na região de Stirlingshire, na Grã-Bretanha, irá tocar sons de cantos de pássaros e de pessoas roncando para ajudar os pacientes a dormir.
 
Os pacientes do Forth Valley Royal Hospital poderão sintonizar esses sons relaxantes nos rádios situados ao lado de suas camas.
 
A "terapia" sonora, que teve início no sábado, foi criado pelo artista Mark Vernon. Ele descreveu a programação como "uma pesquisa sonora de sons suaves, voltado para ajudar a dormir até mesmo o mais privado de sono de seus pacientes".
            
"Venho tentando descobrir o que as pessoas consideram relaxantes. Ironicamente, os sons que irritam alguns são os mesmos que outros consideram agradáveis", afirma.
 
"Por exemplo, uma mulher me disse que entre seus sons favoritos estavam o seu marido roncando e um barulho elevado do tique-taque de um relógio. É algo tão subjetivo que eu tentei fazer o mais variado possível", comenta.
 
Para chegar aos sons que constam de sua programação relaxante, o artista digital entrevistou funcionários do Forth Valley Hospital, representantes da Associação de Saúde Mental de Falkirk e integrantes do público.
 
"Testei os resultados em uma plateia pequena quando exibi um trecho da transmissão em um evento em Glasgow, na Escócia. O retorno que tive foi que as pessoas consideraram a experiência muito relaxante - alguns sentiram que estavam adormecendo", afirma Vernon.
 
Entre os outros programas que estão sendo preparados para o Canal 604 da rádio estão uma "paisagem sonora" do hospital, que traz o som de pacientes se exercitando na sala de fisioterapia, sons da ala pré-natal e dos laboratórios.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário