Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de abril de 2013

Uso precoce do salto alto pode gerar deformidades na coluna

Uso precoce do salto alto pode gerar deformidades na coluna stock.schng/Divulgação
Riscos incluem calosidades e joanetes nos pés, além de
problemas na coluna, quadril e joelhos
Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul enfatiza papel fundamental dos pais para evitar riscos à saúde das meninas
 
Com a crescente adaptação do salto alto ao público infantil, mães de filhas pequenas têm tido cada vez mais dificuldade em dizer não aos pedidos de sapatinhos de salto. Mas é preciso impor limites: o uso de sapatos altos antes do desenvolvimento total da estrutura óssea pode causar lesões na coluna, bem como deformidades nos pés, alerta a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.
 
— O salto alto não deveria ser utilizado pelas meninas antes dos 19 anos, quando se conclui o desenvolvimento do esqueleto. Considerando-se que a adoção do salto ocorre cada vez mais cedo devido à permissividade dos pais, as meninas deveriam pelo menos utilizá-lo após os 16 anos. Não respeitar esse limite implica em assumir o risco de ocasionar calosidades e joanetes nos pés, além de problemas na coluna, quadris e joelhos — alerta o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.
 
Segundo o pediatra, esses riscos são responsabilidade dos pais, que muitas vezes não desempenham adequadamente seu papel de educadores, impondo limites quando necessário.
 
Para Marcelo Porto, os atuais valores da sociedade, que estimulam comportamentos de adultos nos pequenos, não devem estar acima dos cuidados necessários para que as meninas atinjam a maioridade sem se preocuparem com problemas de saúde deste tipo.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário