Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de abril de 2013

Exame: Eritropoetina

O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de eritropoetina, hormônio que estimula a síntese de hemácias (glóbulos vermelhos) para o sangue.
 

Para que serve: auxilia na monitorização dos níveis de eritropoetina combinante em pacientes em tratamento de aplasia de medula óssea e em pacientes com anemias crônicas, como na insuficiência renal crônica, AIDS e após quimioterapia, em que os níveis de eritropoetina se encontram reduzidos. Ainda é útil na diferenciação de quadros de policitemia (excesso de hemácias no sangue) primária e secundária.
 
- A dosagem de eritropoetina no sangue, caso apresente valores aumentados, pode indicar tumores renais benignos ou malignos e uma variedade de outros cânceres que causam policitemia. Esta condição pode aumentar o volume sanguíneo e causar elevação da viscosidade e hipertensão.
 

Valor de referência: 2,6 a 34,0 mU/mL
 

Fonte:
- Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini
 
- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health.
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário