Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 31 de maio de 2013

Canadenses identificam marcador genético para o câncer de mama esporádico

Sambasivarao Damaraju, pesquisador envolvido no estudo
Foto: University of Alberta
Sambasivarao Damaraju, pesquisador envolvido no estudo
Marcador é um dos poucos identificados até o momento para esse tipo que responde por 80% de todos os casos de câncer de mama
 
Pesquisadores da Universidade de Alberta, nos Canadá, descobriram um marcador genético para o câncer de mama esporádico, um dos poucos identificados até o momento em caucasianos.
 
Estudos anteriores identificaram vários marcadores genéticos para o câncer de mama familiar, mas não para o câncer de mama esporádico, que responde por 80% de todos os casos de câncer de mama.
 
A equipe, liderada por Sambasivarao Damaraju, analisou o DNA de cerca de 7.200 mulheres em Alberta, incluindo aquelas que tiveram câncer de mama esporádico e aquelas que não tiveram câncer. Os genomas foram digitalizados a partir de DNA isolado do sangue.
 
Os resultados mostraram que mulheres que tiveram câncer de mama esporádico tinham um marcador genético no cromossomo 4, marca que nunca foi associada a casos familiares de câncer de mama.
 
"A frequência da ocorrência deste marcador foi estatisticamente significativa. Os fatores genéticos que predispõem as mulheres ao câncer de mama é um assunto de intensa investigação no mundo da pesquisa. Enquanto 60 a 70 fatores de risco genéticos foram identificados para o câncer de mama familiar, não sabemos muito sobre os fatores de risco genético para o câncer de mama esporádico. Então, essa descoberta é emocionante, e nos mostra ser necessária mais investigação nesta área", afirma Damaraju.
 
Damaraju e sua equipe estão continuando seu trabalho neste campo muito jovem (o primeiro marcador genético para a predisposição ao câncer de mama foi relatado em 2007). Ele diz que mais pesquisas são necessárias para identificar marcadores genéticos para câncer de mama esporádico. "Fatores de estilo de vida representam dois terços do risco associado ao câncer de mama, enquanto que o terço restante do risco é atribuído à genética", conclui o pesquisador.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário