Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pare de fumar hoje

Cigarro: parar de fumar exige vontade e disciplina
O que a ciência já sabe sobre os efeitos do cigarro, como o fumo age sobre o corpo e dicas para quem deseja parar
 
O tabagismo é a primeira causa de morte evitável no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o cigarro mata anualmente quase 6 milhões de pessoas em todo o planeta – dessas, 600 mil são fumantes passivos.
 
No Brasil, a indústria do cigarro movimenta 16 bilhões de reais e o País já é o segundo maior produtor de tabaco e o maior exportador do mundo.
 
Atualmente, 15% da população brasileira é fumante, apontam os dados da mais recente pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde.
                 
A fumaça do cigarro é composta por mais de 4 mil substâncias, sendo que pelo menos 50 delas são comprovadamente cancerígenas. A relação direta entre fumo e câncer de pulmão já foi bem estabelecida pela ciência, mas pesquisas recentes vêm mostrando que o tabagismo está relacionado aos mais diversos tipos de câncer, além de doenças cardiovasculares e pulmonares.
               
Como em todo vício, parar de fumar exige vontade e disciplina. A maioria dos fumantes que para de fumar sofre mais de uma recaída ao longo do processo. Se isso já aconteceu com você, tente de novo.
 
O importante é não desistir nunca, mesmo que deixar de fumar pareça uma tarefa impossível. Até mesmo quem já teve, ou está se tratando de um câncer relacionado ao fumo deve seguir tentando parar, pois a cessação do tabagismo nesses casos melhora muito o prognóstico.
 
Triste realidade:
         
Se você está pensando em parar de fumar, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) oferece dicas fundamentais para isso:
 
- Marque um dia para parar. Que tal hoje? Se isso não funcionar, reduza o número de cigarros fumados por dia e passe a fumar um a menos a cada dia

- Adie o primeiro cigarro do dia o quanto aguentar e tente aumentar diariamente esse tempo sem fumar

- Esqueça os cigarros de baixo teor, isso é seguir fumando

- Nas primeiras semanas, fuja de atividades e lugares que lembrem o cigarro (como o happy-hour no barzinho)

- Evite café, refrigerantes e principalmente bebidas alcoólicas

- Beba muita água (isso ajuda a reduzir a vontade de fumar)
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário