Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 31 de maio de 2013

Especialistas não recomendam consumo de cápsulas de vitaminas

Lançar mão desses suplementos nutricionais em excesso
 pode ter efeito nulo ou, dependendo do caso, até ser
prejudicial ao organismo
Normalmente, basta ingerir refeições equilibradas para atingir a quantidade de minerais e nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Os casos de suplementação precisam ser indicados por especialistas
 
Belo Horizonte — Está indisposto? Tome algum complexo vitamínico. Quer abrir o apetite ou simplesmente garantir boa saúde? Vitaminas também. Consumir as famosas cápsulas vendidas em farmácias tornou-se garantia de bem-estar. Mas os conselhos não passam de mitos.
 
Embora muita gente tenha o hábito de ingerir essas substâncias sintéticas, especialistas não a recomendam para quem está com a saúde em dia. Lançar mão desses suplementos nutricionais em excesso pode ter efeito nulo ou, dependendo do caso, até ser prejudicial ao organismo.

Segundo o coordenador do Centro de Referência da Saúde do Idoso do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Edgar Nunes de Moraes, as vitaminas são essenciais para a vida e estão diluídas nos diversos alimentos consumidos diariamente. Por isso, recomenda-se uma alimentação equilibrada.
 
A suplementação vitamínica só é indicada quando são diagnosticadas por um especialista deficiências no organismo. “Os pacientes apresentam carência de vitaminas porque não se alimentam bem ou porque o organismo não dá conta de absorvê-las por conta de alguma doença ou de outro tipo de dificuldade. Nesses casos, receitamos os suplementos”, diz o médico.
Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário