Com alta do feijão, médica dá dicas de leguminosas que têm mesma qualidade nutricional |
Com a alta dos preços do feijão, a médica Elisabete Almeida, diretora-executiva do programa Meu Prato Saudável do Governo do Estado de São Paulo, sugere a troca do alimento por outros que têm a mesma qualidade nutricional, como a lentilha, vagem, soja e grão-de-bico.
De acordo com ela, o cardápio muda, mas sem perder nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras.
— O ideal é consumir uma concha [de feijão] diariamente. E é possível preparar essas leguminosas da mesma forma como é feito o feijão.
De acordo com a especialista, o consumo de leguminosas pode trazer a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e colesterol. Por causa da presença do ferro, o consumo de leguminosas ainda pode ajudar na prevenção e tratamento da anemia.
— Além disso, as leguminosas têm antioxidantes, que previnem diversas doenças como o câncer e retardam o envelhecimento.
Veja receita recomendada pela médica:
Receita com grão-de-bico
- 1/2 kg de grão-de-bico
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 4 tomates sem pele e sem sementes
- 1 colher de chá de extrato de tomate
- 3 xícaras de chá de água
- 2 abobrinhas raladas
- 2 cenouras
- Sal, pimenta a gosto
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
Deixe o grão-de-bico de molho em água com 1 colher de sopa de vinagre de maçã de um dia para outro, e depois esfregue com a mão para tirar a casca.
Doure a cebola, o alho picado no azeite. Colocque o grão de bico, os tomates picado e o extrato detomate. Acrescente a abobrinha ralada e a cenoura descascada e picadas e o sal e a pimento Cubra com água e cozinhe por 45 a 60 minutos. Polvilhe com salsinha e sirva
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário