Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 24 de junho de 2013

O que esperar da cirurgia de catarata?

em cima: aspiração ultra-sónica do núcleo do cristalino (facoemulsificação)
  • em baixo, da esquerda para a direita:
    • abertura da cápsula do cristalino (capsulorexe)
    • aspiração ultra-sónica do núcleo do cristalino (facoemulsificação)
    • inserção da lente artificial

  • A catarata é a opacificação do cristalino, a lente natural do olho, que gradualmente perde a sua transparência normal com a idade. No início, o sintoma mais comum é reação à luz, causando um grande incômodo na visão quando a pessoa é exposta ao sol ou à luz dos faróis dos veículos à noite. Como o cristalino torna-se turvo, a visão fica desfocada. O olho pode eventualmente tornar-se completamente cego, a menos que a cirurgia de catarata seja realizada. 
     
    Para esclarecer como a cirurgia de catarata é feita atualmente, o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares, membro da ALACCSA, (Associação Latino-Americana de Cirurgiões de Córnea, Catarata e Cirurgias Refrativas), lista dúvidas muito comuns sobre o procedimento.
     
    01) A cirurgia de catarata mudou muito ao longo do tempo?
    Oftalmologista - Tremendamente. Nos primórdios da cirurgia de catarata, a única coisa que o cirurgião podia fazer pelo paciente era remover o cristalino opaco. E a ausência da lente era suprida pelos famosos óculos “fundo de garrafa”, com lentes muito grossas. A mudança mais importante neste sentido foi o desenvolvimento e a melhoria das lentes de reposição artificial do cristalino.
     
    As novas lentes intraoculares (LIO) são inseridas dentro do olho para substituir o cristalino opaco que foi removido. Além das novas lentes, as técnicas cirúrgicas que usamos, hoje, para remover a catarata também evoluíram muito. Agora, realizamos a facoemulsificação, que é na verdade uma microcirurgia, onde o cirurgião utiliza um microscópio e opera através de uma pequena incisão, que normalmente é tão pequena que não requer sutura e não há sangramento.
     
    02) O que mudou em relação às lentes intraoculares?
    Oftalmologista - As lentes intraoculares que usamos hoje são flexíveis, para que possamos dobrá-las e inseri-las através da pequena incisão cirúrgica. Assim como as lentes de contato, as lentes intraoculares apresentam-se sob as mais diversas formas.
     
    Cabe ao cirurgião indicar a melhor lente a ser implantada para cada indivíduo, de modo que o paciente não necessite mais usar óculos após a cirurgia. Ao contrário das lentes de contato, as lentes intraoculares não podem ser retiradas pelo paciente. Elas são permanentes e não precisam ser limpas ou substituídas. São biologicamente inertes, ou seja, não provocam reação de corpo estranho dentro do olho.
     
    03) A cirurgia de catarata é dolorosa?
    Oftalmologista - Não. A maioria das cirurgias de catarata é feita usando colírios anestésicos para anestesiar o olho, ao invés de uma injeção de anestésico. Como a maioria das pessoas não gosta da ideia de alguém mexendo nos seus olhos, os pacientes se sentem mais relaxados durante o procedimento graças a um sedativo. Assim, os pacientes não vêem a cirurgia enquanto ela é realizada, o que se percebe, às vezes, são apenas luzes e cores do centro cirúrgico. Nós usamos um dispositivo de mola para segurar delicadamente as pálpebras abertas, assim o paciente não precisa se preocupar em não piscar.
     
    04) Quanto tempo geralmente demora a cirurgia de catarata?
    Oftalmologista – Algo em torno de 30 minutos, do início ao fim, para a maioria dos pacientes.

    05) E como é o pós-operatório?
    Oftalmologista – A maioria dos pacientes pode ver bem o suficiente para caminhar e cuidar de si quase que imediatamente após a operação. Os pacientes geralmente usam colírios – antibióticos para prevenir infecção e anti-inflamatórios para acelerar a recuperação – por várias semanas após o procedimento. Inicialmente, a visão é borrada, mas geralmente melhora muito até o final da primeira semana. Como não operamos ambos os olhos ao mesmo tempo, quase todo mundo pode ver bem o suficiente para cuidar de si mesmo e para retomar a maioria de suas atividades normais, no pós-operatório. As restrições do passado, não são mais aplicáveis à moderna cirurgia de catarata, que conta com uma incisão muito pequena. As pessoas podem até voltar a trabalhar quase que imediatamente.
     
    06) Como a catarata se forma gradualmente, como decidir quando ela deve ser removida?
    Oftalmologista – Não há nenhuma maneira de prevenir ou reverter a catarata com medicamentos, e à medida que a doença progride, o único tratamento é a remoção cirúrgica. Se a taxa de perda de visão for acelerada ou se a catarata começa a prejudicar a execução de atividades importantes, como dirigir ou ler letras pequenas, a maioria dos pacientes concordará com o cirurgião que o problema precisa ser corrigido imediatamente.
     
    07) As novas lentes intraoculares, além de corrigirem a catarata, podem corrigir também problemas de visão, como os vícios de refração. Isso significa que elas podem acabar definitivamente com a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato após a cirurgia?
    Oftalmologista – Sim. Para muitas pessoas, após a cirurgia de catarata, a lente intraocular irá proporcionar uma boa visão de longe sem óculos. Este é um bônus para pacientes com catarata que anteriormente usavam óculos de grau para assistir TV ou para ver o outro lado da sala. Se o paciente quiser também corrigir a visão de perto, para ler sem óculos, por exemplo, a cirurgia de catarata também pode ser útil, o que muda, neste caso, é o tipo de lente intraocular que será implantado, uma lente multifocal. Estas lentes têm o funcionamento totalmente diferente dos óculos bifocais, proporcionando ao cérebro a capacidade de encontrar automaticamente o foco correto. O importante é saber o desejo do paciente e realizar um exame minucioso para saber qual a melhor indicação de lente intraocular para cada caso.
     
    08) Há ocasiões em que a cirurgia de catarata não pode ser realizada?
    Oftalmologista – Se o paciente tem outras doenças oculares, como degeneração macular ou glaucoma, a decisão de fazer ou não a cirurgia de catarata pode ser um pouco mais complicada. Mesmo assim, o paciente pode se submeter à cirurgia, sabendo que a cirurgia de catarata não vai resolver os outros problemas. Alguns problemas de retina podem impedir o paciente de obter os benefícios do implante de uma lente multifocal. Mas ainda assim, a substituição do cristalino turvo por uma lente intraocular convencional irá pelo menos melhorar o grau de visão deste paciente.
     
    09) A catarata pode ser evitada?
    Oftalmologista – Não, só se pudéssemos atrasar o início do envelhecimento, o que não é possível. O envelhecimento é a principal causa do aparecimento da catarata. Existem muitos estudos que visam determinar se os antioxidantes podem retardar a progressão das doenças oculares, incluindo a catarata, mas até agora não temos nada conclusivo neste sentido. O que pode ser prevenido é a perda de visão grave provocada pela catarata em um número significativo de pessoas em todo o mundo. A incidência de catarata também é maior em fumantes, assim, parar de fumar é uma boa medida preventiva.
     
    10) Por que a catarata permanece como a principal causa de cegueira em todo o mundo?
    Oftalmologista – Porque a cirurgia de catarata ainda não está amplamente disponível na maioria dos países em desenvolvimento. E a cada ano, mais de um milhão de pessoas ficam cegas devido à catarata porque elas não têm acesso à cirurgia restauradora da visão. Muitos oftalmologistas e ONGs em todo o mundo estão trabalhando no sentido de disponibilizar a cirurgia de catarata mais amplamente por meio de diversos projetos sociais.

    Fonte Corposaun

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário