Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 24 de junho de 2013

Emagreça a sopa

Sopa pode ser uma ótima aliada na perda de peso,
desde que feita com os ingredientes certos.
Aprenda a escolher bem os ingredientes que vai adicionar ao preparo para que ela permaneça saudável e pouco calórica
 
Com o friozinho chegando, uma das coisas mais confortáveis é saborear uma sopa bem quentinha. Mas é preciso ter cuidado para que o caldo tão apreciado não se torne uma bomba calórica e sem muito valor nutricional.
           
Uma alimentação balanceada é um ponto muito importante para manter a boa saúde. Variar nos legumes e verduras que compõem o preparo deixa o prato muito mais rico.
 
A nutricionista Roseli Rossi, especialista em nutrição clínica funcional, da clínica Equilíbrio Nutricional , explica que um dos principais erros na preparação de sopas é a adição de carnes gordurosas e embutidos, como linguiças ou paio. Exagerar na quantidade de alimentos fontes de carboidratos, segundo Roseli, não é bom.
 
"O maior erro é colocar tudo que se tem na geladeira em uma sopa, sem a preocupação de elaborar um prato equilibrado nutricionalmente."
 
A nutricionista clínica  Alessandra Coelho  alterta que a adição de queijos e leites (integral, creme de leite e leite de coco) deixam o caldo mais calórico. Usar caldos industrializados também não é recomendado, pois eles são ricos em gordura e sódio.
 
"Além disto, vale ressaltar que a sopa com pão não é uma combinação muito interessante", diz.
 
Veja abaixo as dicas das nutricionistas de ingredientes magros para uma boa sopa:
 
Substitua as carnes gordas, como picanha, cupim e carnes fritas, por carnes magras, como o peito de frango ... ou carne bovina magra, como patinho ou músculo.
 
Ovos são uma boa fonte de proteína magra.
 
Para que a sopa fique mais nutritiva, mas sem extrapolar nas calorias, aposte nas leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha....
 
A soja também é uma leguminosa ótima para adicionar nas sopas.
 
Como fonte de carboidratos, necessários no dia a dia, escolha o arroz integral, que traz mais saciedade.
 
Outra opção é a batata.
 
A abóbora é uma alternativa ao arroz ou à batata ... assim como a cará.
 
A beterraba é carboidrato, e pode ser adicionada à sopa sem somar muitas calorias.
 
Folhas: a escarola é ótima para ser adicionada à sopa.
 
A couve não tem restrições calóricas para ser adicionada à sopa, cortada bem fininha... assim como a acelga... o espinafre e as demais folhas.
 
Para deixar a sopa cremosa, evite o creme de leite. Você pode substituí-lo por queijo cottage, por requeijão light, por tofu, ou por ricota, sem perder a cremosidade
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário