Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pés exigem cuidados no inverno

Imagem da internet
Os pés podem ficar "escondidos" em sapatos fechados.
Ainda assim, é preciso cuidado com eles
Sapatos fechados podem facilitar problemas nas unhas e também o aparecimento de calos
 
É tempo de deixar as sandálias, rasteiras e chinelos no armário e desfilar as botas, coturnos e sapatos fechados. As unhas vão ficar escondidas e os esmaltes coloridos nem sequer vão aparecer. Para muitas mulheres, esta é a senha para relaxar na hora de cuidar da saúde dos pés.
 
É bom lembrar, no entanto, que dentro do mais fino scarpin também cabem micoses, frieiras, calos e “cantinhos” de unhas que machucam (e muito), desacostumados com o espaço tão restrito agora enfrentado após longa temporada de folga e conforto dos calçados abertos.

“O brasileiro tem a cultura de só pensar nos pés por causa da estética, para exibi-los na praia e na piscina. Vem o inverno e junto com ele o desleixo”, diagnostica Orlando Madella Júnior, podólogo de São Paulo.
 
Esquecer de cuidar dos pés no frio é agravado por outras características do inverno, afirma o coordenador do curso universitário de podologia da Universidade Anhembi Morumbi, Armando Bega. Primeiro porque após o banho quente muitas correm para colocar as meias e proteger os pés do frio antes de secar bem a região. O resultado são mais fungos, bactérias e frieiras. Além disso, lembra ele, o uso de calçados muito fechados faz com que os pés transpirem e o ambiente úmido é ideal para micoses.
 
“Sem contar que nessa época do ano, as pessoas andam mais encurvadas e na defensiva por causa da temperatura mais fria. Se elas já tiverem algum problema postural, o calçado errado e um pé mal cuidado aumentam os episódios de dores lombares, dores no joelho e até dor de cabeça”, explica o professor.
 
Por isso, mesmo escondidos, os pés merecem toda atenção no inverno. Os dois especialistas deram seis dicas essenciais para cuidar deles na temporada de baixas temperaturas.
 
Acerte o pé
- Na hora do banho não esqueça de esfregar os pés (em especial os cantos das unhas) com uma escovinha macia e secá-los bem antes de colocar a meia
 
- Dê preferência por meias de algodão. Elas são ideais para permitir que o pé respire. Se não for possível usá-las (qual mulher vai usar sapato de salto com meia de algodão?), higienize bem os pés após descalçá-los
 
- Nem tanto ao céu nem tanto à terra. Salto muito alto e tão nocivo quanto salto nenhum. Prefira o conforto e quando exagerar (numa festa, por exemplo), dê descanso aos pés nos dias seguintes
 
- Mesmo no inverno, procure o podologista ao menos uma vez a cada dois meses. Em casa, não cutuque as unhas e não corte os cantos delas (prefira o corte quadrado)
 
- Se usar esmalte, dê um descanso para as unhas de pelo menos dois dias na semana
 
- Hidrate os pés com um creme específico para a região. Nas unhas, passe um óleo de cravo a cada três dias para protegê-las

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário