Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Entenda a importâcia do controle dos níveis de colesterol

Entenda a importâcia do controle dos níveis de colesterol Jessé Giotti/Agencia RBS
Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS
Consumo de gorduras é um dos fatores que geram colesterol alto
Dieta equilibrada e saudável é apontada como o melhor modo de manter o organismo longe do problema
 
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças do aparelho circulatório causaram 375 mil mortes em 2011, quando foi feito o último levantamento. O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado nesta quinta-feira, alerta sobre o consumo excessivo de gorduras que potencializam o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
 
De acordo com o cardiologista Allyson Nakamoto, o colesterol é um importante componente para a formação das células do organismo e serve como base na produção de vários hormônios. No entanto, existem dois tipos de colesterol: o bom (HDL, sigla em inglês) e o ruim (LDL, sigla em inglês).
 
— Inúmeros estudos demonstraram que o grande vilão é o colesterol ruim, que está associado ao risco de eventos cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio, angina, insuficiência vascular periférica e Acidente Vascular Cerebral (AVC), podendo levar à morte. Quanto ao HDL, o colesterol bom, quando em valores maiores, exerce um efeito cardioprotetor — explica o especialista.
 
Para o cardiologista, a melhor forma de controlar os níveis de colesterol é realizar uma dieta equilibrada e saudável, rica em fibras, com o consumo de gorduras limitado o que também evitando o sobrepeso e obesidade. A prática de atividades físicas também é apontada como importante fator na busca pelo controle dos níveis de colesterol.
 
Em casos de pessoas com histórico familiar de doença cardíaca ou de níveis elevados de colesterol no sangue, o diagnóstico e tratamento precoce auxiliam na prevenção dos males do colesterol elevado.
 
O tratamento medicamentoso como forma de prevenção primária também pode ser considerada uma estratégia na redução da ocorrência da doença cardiovascular.
 
— A partir de um diagnóstico precoce e sem fatores de risco paralelos, caso a mudança da alimentação e a inclusão de atividade física não forem suficiente, o início do tratamento com fármacos como estatinas, poderão controlar o avanço da doença — enfatiza o cardiologista.
 
Gordura animal como o da carne vermelha, frituras, embutidos, derivados do leite e alimentos processados devem ser evitados.
 
— É importante, para a prevenção, que as pessoas tenham uma alimentação rica em legumes e verduras — afirma Nakamoto.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário