Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Gengibre

Gengibre (raiz)
Nome científico
Zingiber officinale Roscoe.
 
Nomes alternativos
Gengibre-de-cochim, gingibre, mangarataia, marangatiá.
 
Descrição
Planta tropical com raízes grossas e nodosas, que se apresentam externamente em tons de marrom claro e internamente são amareladas.
 
É tradicionalmente usada como tempero e medicamento em várias culturas. O gengibre também dá sabor a alimentos e bebidas industrializados e é adicionado como fragrância na indústria cosmética.
 
Parte utilizada
Raiz.
 
Uso medicinal
Tem eficácia comprovada no tratamento de náusea e vômitos da gravidez, enjoo por movimento e pós-operatório. A farmacopeia brasileira menciona seu uso em casos de má digestão, e outros sistemas de medicina sugerem o gengibre para tratar gripes e resfriados, estimular o apetite e como anti-inflamatório no tratamento da enxaqueca. 
 
Modos de uso
Como alimento (tempero, cristais açucarados, balas), chá da raiz fervida, óleo, pó e na produção de fitoterápicos como Melagrião, Progemel e xarope de limão bravo.
 
Cuidados e contraindicações
Pacientes com cálculos biliares, que tomem medicamentos anticoagulantes ou com desordens de coagulação sanguínea, irritação gástrica ou hipertensão devem utilizar apenas com acompanhamento de um profissional de saúde.
 
Deve-se evitar o uso por menores de 6 anos de idade. Embora estudos demonstrem que o gengibre pode ser usado com segurança para os enjoos da gravidez, gestantes devem procurar aconselhamento médico antes de usar qualquer medicamento ou planta medicinal
 
Efeitos colaterais
Em doses maiores pode causar azia, diarreia e desconforto gástrico. Pode causar irritação se aplicado diretamente sobre a pele.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário