Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Veja dicas de cuidados com a pele antes e após a depilação

Veja dicas de cuidados com a pele antes e após a depilação Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Não é recomendável utilizar cremes hidratantes antes da depilação
Dermatologista ensina como evitar machucados na remoção dos pelos
 
O mercado brasileiro hoje conta com uma gama de métodos para a extração dos pelos, como ceras (quente e fria), lâminas, linha, pinça, aparadores, cremes depilatórios, laser, entre outros. Para cada técnica, no entanto, é preciso ter alguns cuidados, pois de alguma forma o procedimento depilatório pode agredir a pele.
 
— É muito comum que pelos encravados, irritação e manchas apareçam após a depilação e, para que isso não ocorra, alguns cuidados especiais devem ser tomados para preservar a pele e evitar riscos e lesões típicas desta prática — comenta a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Anelisa Lamberti.
 
Não é recomendável, por exemplo, utilizar cremes hidratantes antes da depilação, principalmente quando o método escolhido for a cera.
 
— A hidratação amolece os pelos e isso dificulta a remoção. O ideal é não usar nenhum produto antes e logo depois da extração. Isso porque o uso de óleos ou cremes logo após o processo pode ocasionar a foliculite (uma inflamação dos poros) já que estes ainda estão abertos — ressalta a médica.
 
Segundo a especialista, evitar o uso de roupas apertadas no local da inflamação também é outro cuidado muito importante.
 
Cuidados valem também para os homens
Assim como as mulheres, os homens também têm seus rituais de beleza. Alguns já estão aderindo aos métodos mais dolorosos para remoção dos pelos, como cera e laser. Porém, a maioria ainda utiliza a lâmina, principalmente na área do rosto.
 
— No pescoço, os pelos nascem em diversas direções e, por conta disso, os homens passam a lâmina muitas vezes no mesmo lugar, o que acaba agredindo e inflamando a pele. Para evitar que isso aconteça, é importante utilizar um creme de barbear espesso, que irá diminuir o atrito entre a lâmina e a pele. Outra dica é fazer a barba debaixo do chuveiro, pois o calor ajuda na abertura dos poros e, consequentemente, na remoção dos pelos — afirma a dermatologista.
 
A especialista também indica, para os homens que têm peles muito sensíveis, usar pós barba sem álcool, com ingredientes calmantes e descongestionantes.
 
Caso a foliculite já esteja instalada na pele é imprescindível não cutucar.
 
— O ideal é lavar o local com água morna, sabonete neutro e tratá-lo com uma pomada antibiótica — conclui a médica.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário